John E. G. Bateson

JOHN E. G. BATESON é um consultor independente e presidente de empresa. Anteriormente, foi Group Chief Executive da SHL Group, líder global em testes psicométricos para entrevistas de recrutamento e seleção. O SHL tem ações comercializadas na Bolsa de Valores de Londres. Em 2006, Bateson conduziu um management buyout (MBO) da empresa. Foi vice-presidente sênior da Gemini Consulting e membro do comitê executivo do Cap Gemini Group. Foi professor associado de marketing da London Business School, na Inglaterra, e professor visitante associado da Stanford Business School. Antes de se tornar professor, Bateson foi gerente de marca na Lever Brothers e gerente de marketing na Philips. Bateson é graduado pelo Imperial College, em Londres, mestre pela London Business School, e doutor em Marketing pela Harvard Business School. Publicou extensivamente na literatura de marketing de serviços, incluindo Journal of Marketing Research, Journal of Retailing, Marketing Science e Journal of Consumer Research. Também é o autor de Managing services marketing: text and readings (South-Western) e Marketing public transit: a strategic approach (Praeger). Bateson esteve ativamente envolvido na criação da divisão de serviços da American Marketing Association. Participou do Service Council por quatro anos e presidiu sessões da AMA Services Marketing Conference. Também atua no comitê de pilotagem do Marketing Science Institute.