Publicado na 20 de dezembro de 2012

 

Desenvolvido pelo Governo Federal, projeto ajudará estudantes com testes de proficiência e cursos do idioma

 

 A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, por meio de sua divisão National Geographic Learning, participa do lançamento do programa “Inglês sem Fronteiras”, anunciado nesta terça-feira (18/12) pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. “Esse é o melhor curso de língua inglesa do mundo. Um curso que reconhece a voz, corrige a pronúncia e que é muito acessível e de fácil utilização”, diz o ministro.

 

O curso “My English Online”, que será utilizado no programa, é composto por cinco módulos e permite que candidatos de programas do Governo Federal – como o “Ciência Sem Fronteiras” ou pesquisadores vinculados à Capes – desenvolvam seu conhecimento em inglês, idioma essencial para ter acesso às bolsas de estudo no exterior ou para se comunicar com pesquisadores, universidades e cientistas de todo o mundo.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, presente na cerimônia, enfatizou a importância do curso on-line de língua inglesa e anunciou o acesso nacional para toda a rede de ensino brasileira, desde o nível básico até a pós-graduação, e aos cidadãos no geral, aos conteúdos da Biblioteca Virtual da National Geographic por meio do portal da Capes.

A Biblioteca Virtual da National Geographic inclui a revista da National Geographic em formato digital, desde 1888 até hoje; edições do último mês com apenas 15 dias de embargo; mais de 225 mil páginas de 1.425 edições; recursos multimídia, como 160 mil imagens e ilustrações, 300 vídeos, 600 mapas e atlas; 150 livros digitais; e 12 anos do conteúdo na integra da Revista Traveler. Além disso, serão entregues mais de 100 mil senhas para o curso “My English Online”.

De acordo com Fernando Valenzuela, presidente da Cengage Learning para a América Latina, as mudanças na área da educação acontecem rapidamente e, por isso, o sistema de aprendizagem deve mudar de forma rápida para acompanhar as transformações e atender à demanda. “A Cengage Learning está muito honrada por cumprir sua missão nesse projeto, que contribui para a evolução da educação brasileira. Com recursos de tecnologia, apontamos um dinamismo à realidade. Trabalhamos todos os dias para garantir soluções eficazes para o aprendizado”, afirma o executivo.

Além de Fernando Valenzuela, também compareceram ao lançamento do programa o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp; o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim Fernandes; o vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o secretário de educação superior do MEC, AmaroHenrique PessoaLins; o vice-presidente da Educational Testing Service, David Hunt; e o presidente do Conselho da Comissão Fulbright no Brasil, John Matel.

Os alunos que conquistarem melhor desempenho na avaliação ganharão cursos presenciais. Já os demais participantes receberão cursos semipresenciais.

Além do programa “Inglês sem Fronteiras”, durante a cerimônia também foi anunciado o cartão bolsista, um projeto estruturado há mais de 20 anos. O cartão bolsista pode ser recarregado pelos estudantes que estiverem no exterior para pagarem despesas relacionadas à educação.

 

Sobre a Cengage Learning

A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, oferece soluções completas de informação, conteúdos e ferramentas para clientes acadêmicos, profissionais e corporações. Seus selos editoriais e marcas, com mais de 100 anos de história, estão presentes em mais de 140 países, com centros de desenvolvimento de conteúdo nos cinco continentes. A CENGAGE Learning acredita na transformação do indivíduo e da sociedade, produzindo conhecimento com base nos princípios: cuidado com o planeta, qualidade acadêmica, globalização e experiência individual de aprendizado. Para mais informações, acesse: www.cengage.com.br.

Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

O programa “Ciência sem Fronteiras” busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas de estudo, em quatro anos, para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, cria oportunidades para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Sobre a Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundada pelo Ministério da Educação (MEC), foi criada em 11 de julho de 1951 com o objetivo de assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do País. A Capes desempenha, atualmente, papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os Estados da federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. Para saber mais, acesse: www.capes.gov.br.

 

 

PLANIN – Assessoria de Imprensa da CENGAGE Learning
Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: cengage@planin.com
Analina Arouche e Vanessa Cunha – (11) 2138-8908