Publicado na 6 de junho de 2014

Introduçao ao desen de games_4Os quatro volumes de “Introdução ao Desenvolvimento de Games” oferecem um rico conteúdo para aprendizes e desenvolvedores de jogos

 

A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, recomenda os quatro volumes do livro “Introdução ao Desenvolvimento de Games – Traduções da 2ª edição norte-americana”, totalmente direcionados aos estudantes, desenvolvedores e fanáticos por games. As obras são organizadas por Steve Rabin, principal engenheiro de software da Nintendo nos Estados Unidos (EUA). Com expertise no assunto, Rabin reuniu alguns profissionais da indústria de games, que, juntos, compilaram um conteúdo que aborda, praticamente, tudo o que envolve o desenvolvimento de jogos.

Introduçao ao desen de games_1aO primeiro volume da série, “Entendendo o universo dos jogos”,   começa com uma abordagem de linha do tempo, estudando a evolução de plataformas específicas, estúdios, profissionais, pessoas e gêneros, para entender efetivamente como se dá a inovação em um campo tão abrangente como o dos jogos. Num segundo momento, o texto apresenta uma abordagem funcional, analisando o papel do designer de jogos em uma equipe multidisciplinar e com competências múltiplas, com o objetivo de encurtar a distância conceitual entre o que o jogador vivencia e o que o jogo na verdade faz.

 

 

Introduçao ao desen de games_2Neste volume, aborda-se a ”Programação, Técnica, Linguagem  e Arquitetura”, que apresenta uma sólida organização didática, com apresentação estruturada dos conceitos, sistematização de exemplos e situações modelares. Reforçado com exercícios compatíveis ao conteúdo de cada capítulo, o livro ainda oferece uma considerável quantidade de pseudocódigos e códigos, o que acentua a característica didático-pedagógica da obra. O material é muito útil para todos que estudam, pensam e pesquisam a área da programação de games e também para os que querem ter acesso a uma referência conceitual sólida e à indicação de fontes consagradas.
 

Introduçao ao desen de games_3O terceiro volume, “Criação e produção audiovisual” apresenta um material muito rico, com informações valiosas de elementos fundamentais que compõem a estrutura audiovisual do jogo. Com foco em processos de criação e produção a partir de regras do design para jogos, o livro apresenta uma visão geral do contexto artístico, envolvendo desde a área de design de nível até a linguagem cinematográfica e cinemática, com sólida organização didática, apresentação estruturada dos conceitos, sistematização de exemplos e situações modelares. Toda a abordagem é reforçada por exercícios relacionados ao conteúdo de cada capítulo.
O leitor terá acesso a tópicos, como: a abordagem artística na criação e desenvolvimento de projetos de jogos, cenários, objetos e personagens 3D, animação em tempo real, planejamento e produção de maquinimas, técnicas de efeitos especiais de pós-produção, linguagem cinemática, design de áudio e muitos outros elementos que fazem parte do design de nível.

Já o quarto volume, “A Indústria de Jogos”, revela o processo de produção dos videogames e jogos de computador do ponto de vista do produtor, abrange a produção interna e externa gerida por esse profissional. O leitor terá acesso a tópicos importantes, como: a produção e o negócio dos jogos, a regulação do conteúdo dos jogos, o papel que ocupa a atual indústria de jogos e suas relações com a economia e a sociedade no século XXI, o relacionamento editora-desenvolvedor e suas sutilezas, a arte do marketing no campo dos jogos, como um jogo é comissionado e em que consiste o negócio, as relações entre ideias criativas e originais, entre outros. A obra apresenta todos os passos e cuidados necessários no processo de levar o jogo até o consumidor.
Título: Introdução ao Desenvolvimento de Games – Volume 1 – Tradução da 2ª edição norte-americana
Autores: Steve Rabin (Editor)
Categoria: Computação
Editora: Cengage Learning
Número de páginas: 192
Copyright: 2012
Preço sugerido: R$ 44,90
Título: Introdução ao Desenvolvimento de Games – Volume 2 – Tradução da 2ª edição norte-americana
Autores: Steve Rabin (Editor)
Categoria: Computação
Editora: Cengage Learning
Número de páginas: 520
Copyright: 2013
Preço sugerido: R$ 103,90

Título: Introdução ao Desenvolvimento de Games – Volume 3 – Tradução da 2ª edição norte-americana
Autores: Steve Rabin (Editor)
Categoria: Computação
Editora: Cengage Learning
Número de páginas: 190
Copyright: 2013
Preço sugerido: R$ 42,90
Título: Introdução ao Desenvolvimento de Games – Volume 4 – Tradução da 2ª edição norte-americana
Autores: Steve Rabin (Editor)
Categoria:  Computação
Editora: Cengage Learning
Número de páginas: 184
Copyright: 2013
Preço sugerido: R$ 59,90
Sobre a Cengage Learning
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