Publicado na 8 de julho de 2014

Seis bases históricas, com coleções pertencentes à história de diversos países, estão acessíveis na página para todos os brasileiros

 

Com objetivo de ampliar o acesso a conteúdos históricos de diversas partes do planeta, a Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, reuniu todo o acervo em uma Landing Page. O acesso aos conteúdos é permitido, em todo o Brasil, por meio da assinatura realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), de materiais e serviços oferecidos pela Cengage Learning.

As coleções, disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, foram divididas em bibliotecas virtuais que também podem ser encontradas na Landing Page da Cengage Learning –  http://www.cengage.com.br/solucoesdepesquisas/. Os materiais podem ser acessados a partir de qualquer computador conectado à Internet. As bibliotecas estão disponíveis em seis plataformas de navegação, conheça:

– National Geographic Virtual Library (NGVL) – O nome mais confiável do jornalismo na exploração e descoberta, a NGVL suporta uma gama de pesquisa acadêmica nas áreas de ciência, história, tecnologia, meio ambiente, cultura e muito mais.

– Sabin Americana – Com base na bibliografia do marco de José Sabin, a coleção contém trabalhos sobre as Américas publicados em todo o mundo a partir de 1500 até o início de 1900. Contém mais de 6 milhões de páginas de 29 mil obras.

– The Economist Historical Archive (EHA) – Edição fac-símile totalmente pesquisável de The Economist, jornal semanal, é uma leitura essencial para pessoas envolvidas na política, atualidades e todos os aspectos do negócio e do comércio em todo o mundo. A coleção contém cada edição desde o seu lançamento em 1843.

– World Scholar: Latin America and the Caribbean – Reúne documentos primários digitalizados com foco na história da América Latina e do Caribe de volta para o início de 1800 até o período contemporâneo provenientes de coleções nos Estados Unidos da América (EUA).

– The Financial Times Historical Archive – Aborda negócios diários do mundo, com artigos e propagandas impressos no papel desde 1888 podem ser pesquisados e visualizados. Considerada uma ferramenta de pesquisa fundamental, abrangente e imparcial para todos que estudam assuntos públicos, e da história econômica e financeira dos últimos 120 anos.

– Nineteenth Century Collections Online (NCOO) – Recurso inovador para estudos do século XIX, NCCO é uma digitalização global de vários anos e publicação de programa focada em coleções de fontes primárias ao longo do século XIX.

Com o banco de dados em sua Landing Page, a Cengage Learning proporciona fácil acesso a esses recursos e ferramentas necessárias para integrar uma pesquisa de qualidade. Para realizar buscas no site da biblioteca desejada, basta digitar a palavra ou termo na caixa de texto que aparece na página inicial de cada biblioteca. Em caso de pesquisas mais específicas, o usuário deve clicar na opção “Advanced Search” ou “Pesquisa Avançada” e limitar a pesquisa por meio da combinação dos critérios que precisar, bem como data de publicação, tipo de conteúdo, entre outros.

Para conhecer as bibliotecas, acesse o Portal de Periódicos da Capes http://www.periodicos.capes.gov.br, ou a Landing Page http://www.cengage.com.br/solucoesdepesquisas/.