Publicado na 27 de setembro de 2014

Descubre-al-nuevo-Cengage-Learning

Para um curso online, os chats em tempo real, regularmente conhecidos como “discussões sincronizadas” oferecem uma oportunidade aos alunos para interagir com você e com os colegas de turma em um ambiente “em tempo real”. Podem acontecer como uma discussão isolada ou podem aparecer como um canal de comunicação alternativo em um webinar ou em uma apresentação online. Também é uma ferramenta poderosa para criar uma comunidade em um curso oferecido online.

Devido a estas sessões necessitarem de comunicação visual, alguns pontos importantes durante uma conversa cara-a-cara estão ausentes. O fato de administrar e realizar vários chats online pode significar um importante desafio. E claro que se o chat sair de controle, poderia se perder a oportunidade de dar prosseguimento e o aprendizado poderia ser comprometido.

No livro E-learning Companion: A Student’s Guide to Online Success, (Educação online: Um manual para que os estudantes tenham sucesso), há a sugestão de várias estratégias para que os estudantes possam explorar ao máximo os chats online:

-Encreva suas perguntas antes do chat começar.
-Não responda a todas as perguntas ou cumprimente a todos quando estiverem se reunindo.
-Peça a palavra através de uma mensagem em branco.
-Foque suas perguntas no tema da lição.
-Faça anotações durante o desenvolvimento do chat.
-Não se distraia durante o chat, seja um participante ativo.