Publicado na 6 de julho de 2015

A Educação a Distância (EAD) é um dos principais modelos adotados tanto nos ensinos superiores quanto corporativos e, recentemente, as escolas de ensino médio têm ingressado nessa tendência. Atenta a esse mercado, a Cengage Learning tem publicações como os livros ‘Tutorial e Interação em Educação a Distância’ (2012) e ‘Guia de Educação a Distância’ (2011), ambos de João Mattar, que abordam o tema.

Para João Mattar, especialista em EAD, a tecnologia na escola é essencial e a EaD é o futuro. O especialista acredita que cada vez mais as aulas sejam uma mistura entre o presencial e virtual. Seus livros, disponíveis tanto na versão impressa quanto em e-books, são leituras essenciais para aqueles que desejam navegar no mundo da educação tecnológica.

O livro ‘Educação a Distância’, apresenta a figura do tutor, um personagem recém-chegado na história da educação nacional. A obra reinterpreta a atuação do tutor como docente, além de oferecer argumentos para o trabalho do professor em EAD. Também aborda tópicos como conectivismo, ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle), plataformas da web 2.0 e redes sociais.

Já o Guia de Educação a Distância auxilia tanto novatos quanto profissionais experientes na área a compreender melhor os diversos modelos, ferramentas, cursos, conceitos e informações disponíveis sobre EAD. O Guia fala sobre a história do ensino a distância até chegar aos softwares de aprendizagem virtual, mídias, formas de avaliação, produção de conteúdo, mundos virtuais, games, livros eletrônicos, entre outros conceitos, palavras e expressões que são parte do vocabulário deste método de aprendizagem. Confira um capítulo em: http://goo.gl/9b273y