Publicado na 15 de abril de 2014

A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, promoveu o evento “Encontro Acadêmico Cengage Learning” em quatro capitais brasileiras: Recife (PE), Belo Horizonte (MG) , São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Na ocasião, um debate abordou as tendências em educação a distância e soluções digitais para o ensino presencial e, também, a distância. Durante os eventos, os participantes acompanharam uma palestra e uma mesa redonda com professores especializados. Confira os participantes e suas respectivas apresentações

Apresentadores

Prof. João Mattar

É Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras (USP), com Especialização em Administração (FGV-SP) e Teaching and Learning in Higher Education (Laureate International Universities), Mestrado em Educational Technology (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999).

É autor de diversos livros na área de Tecnologia Educacional e Educação a Distância, como Guia de Educação a Distância e Tutoria e Interação em Educação a Distância, ambos publicados pela Cengage Learning.

É professor e coordenador na Universidade Anhembi Morumbi e professor no TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).

Apresentação: Tendências em educação a distância site

Prof. João Mattar

São Paulo

Profa. Cintia Rabello

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES-UFRJ). Doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ) com bolsa de Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta da Inglaterra (Open University – UK). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação (LATEC-UFRJ) nas áreas de educação a distância, e-learning, ambientes virtuais de aprendizagem, sites de redes sociais, redes de aprendizagem e tecnologia educacional. Atualmente investiga competências docentes para uso de novas tecnologias na educação contemporânea e redes de coaprendizagem na formação de professores junto ao grupo COLEARN no Knowledge Media Institute (Open University – UK). Professora na Pós-Graduação em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias da Universidade Estácio de Sá.

Apresentação: Educação no século XXI: Tendências em Educação a Distância

Profa. Cintia Rabello

São Paulo

Apresentação: Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais

Profa. Cintia Rabello

São Paulo

Apresentação: Educação no século XXI: Tendências em Educação a Distância (Curitiba)

Profa. Cintia Rabello

São Paulo

Prof. Vinicius Nobre

Vinicius Nobre é o Gerente Acadêmico da Associação Cultura Inglesa São Paulo. Ele é autor de livros didáticos para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio e publicou diversos artigos sobre o ensino de inglês como língua estrangeira. Vinicius é tutor de CELTA, ICELT e DELTA e foi presidente do BRAZ-TESOL, a maior associação de professores de inglês do Brasil.

Apresentação:

Prof. Vinicius Nobre

São Paulo

Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Vice-Diretor do IDE

Doutor em Administração de Empresas pela FGV-Eaesp, graduou-se em Engenharia de Produção, com Especialização em Qualidade e Produtividade, pela Escola Politécnica da USP. Desde 1994, é professor do Departamento de Operações da FGV-Eaesp. Leciona e coordena cursos, em nível de pós-graduação, em EAD há mais de 15 anos pela FGV. É convidado para ministrar palestras como especialista sobre EAD, Recursos Educacionais Abertos (OER’s) e Educação Corporativa, em âmbito nacional e internacional. Atuou, por dois anos consecutivos, como juiz especialista no Learning Impact Awards – IMS Global Learning Consortium. Atualmente, é Vice-Diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da Fundação Getulio Vargas, além de Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e Conselheiro do OCWC – Open Course Ware Consortium –, do MIT. Esse ano foi eleito ‘Personalidade Educacional 2013’, promovido pela Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Folha Dirigida, e, recebeu prêmios internacionais pelo OCWC (MIT) e Learning Impact Awards pelas suas contribuições.

Apresentação: EDUCAÇÃO: Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente

Stavros Panagiotis Xanthopoylos

São Paulo

Profa. Cristiane Camizão

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação com especialização em Gerenciamento de Sistemas e Serviços de Informação e desenvolve pesquisa sobre pesquisa em biblioteca universitária, acessibilidade e cultura material.
Atualmente é coordenadora geral da Rede de Bibliotecas do Senac SP e Presidente do Conselho Regional de Biblioteoconomia.
Mestre em Moda, Cultura e Arte pela mesma instituição, com pesquisa defendida em 18/10/2010 sobre cultura material em Modatecas.
Desenvolve pesquisa em coleções de chapéus, produção de moda de alunos e especialmente com figurino do cantor Ney Matogrosso (doado a instituição Senac SP) e do Ballet Triádico. Todos pertencentes ao acervo da Modateca do Centro Universitário Senac São Paulo.

Profa. Micheli Rogalski

É Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV), com Specialistica em Management pela Università Commerciale Luigi Bocconi (Milão-Italia).

Coautora do Projeto GV Pesquisa: DIRECT FOREIGN INVESTMENT: PERCEPTIONS ABOUT 15 COUNTRIES AMONG GRADUATE STUDENTS OF BUSINESS MANAGEMENT e da tese ASSÉDIO MORAL EM BOUTIQUES DE INVESTIMENTO. É especialista em Tecnologia Aplicada à Educação na Kroton Educacional.

Carolina Rivas
Learning Solutions Senior Director – Latin America

Licenciada en Derecho con una Maestría en Derecho Comercial Internacional por el Tecnológico de Monterrey y una Maestría en Administración de Educaciones Educativas por la misma Institución. Ha recibido reconocimientos como catedrática de varias Instituciones y es autora de diversos rediseños curriculares a nivel sistema.

Previo a incorporarse a Cengage Learning, fue Directora General del Colegio Hebreo Monte Sinaí involucrándose en Formación Docente y Planeación Estratégica para la Excelencia Académica. Anteriormente fue Directora de la preparatoria del Tecnológico de Monterrey, Campus Santa Fe, donde incrementa los indicadores del desempeño Institucional así como los niveles de atracción y retención de alumnos.

Su enfoque principal a través de su carrera ha sido el desarrollo del talento de los jóvenes por medio de uso de tecnología en forma eficiente en procesos de aprendizaje, atención a las diferencias individuales y desarrollo de diversos estilos de aprendizaje.

Profa. Vildeane Borba

Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE), pesquisadora do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (LIBER/UFPE) e pesquisadora do Grupo SABER: Tecnologias Educacionais e Sociais da UFPE (SABER/UFPE). Atua em pesquisas nos seguintes temas: Organização da Informação, Preservação da Informação, Preservação Digital, Repositórios Digitais, Gestão Documental, Educação a Distância e Material Didático para EAD.

Profa. Gerusa Pinheiro

Graduada em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1987). Especialista em Planejamento e Prática do Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia (1992) e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2009), tendo como pesquisa “Políticas Públicas e EaD: transposição de conceitos matemáticos na formação do professor”. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB desde 1995, Campus Salvador – Bahia onde coordena o Curso de Licenciatura em Matemática à distância oferecido pela UNEB em parceria com a CAPES e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Professora do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE nos cursos de Engenharia onde também responde pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática e pelo Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância – NUTEAD. Experiência na área de tecnologia com Softwares Matemáticos Winplot e Winmat e em Educação a Distância.

Profa. Ágata Rodrigues

Graduada em 2002 – Inglês (Letras/UFMG) e em 2005 – Português (Letras/UFMG). Entre os anos de 1998-2011 ministrei aulas para EJA (Educação de Jovens e Adultos) e entre os anos de 2006-2011 – lecionei no Fundamental I. Em 20012-2013 fui coordenadora didático pedagógico – equipe de criação (P&D – pesquisa e desenvolvimento de material didático e paradidático) de uma rede de franchising nacional de escolas de inglês. Atuo como profissional liberal em parceria com uma editora pesquisando e desenvolvendo material para formação de leitor/formação de plateia leitora. Atualmente estamos na fase piloto do produto e estou ministrando uma oficina de leitura no Centro Pedagógico da UFMG. Sou professora particular e minha interação com os alunos se dá mediada por computador.

Prof. Paulo Chanan

Apresentação: A Gameficação Como Uma Proposta

Carolina Rivas

México

Chuck Williams

Decano da Faculdade de Negócios da Butler University. Previamente, serviu como Decano da Eberhardt School of Business, da University of the Pacific, e como professor adjunto de Administração da M.J. Neeley School of Business na Texas Christian University. Atuou como Decano Associado, Presidente de Administração e professor na Michigan State University e na Oklahoma State University. Dr. Williams recebeu seu bacharelado em Psicologia pela Valparaiso University. Se especializou em Comportamento Organizacional , Recursos Humanos, Gestão Estratégica enquanto recebia seu MBA e Ph.D. em Administração de Empresas pela Michigan State University. Seus interesses de pesquisa incluem o recrutamento de funcionários, turnover, avaliação de desempenho, treinamento de funcionários e definição de metas . Dr. Williams publicou pesquisas no The Journal of Applied Psychology, The Academy of Management, Human Resource, Management Review, Personeel Psychology and Organizational Research Methods Journal . Foi membro do comitê editorial no “The Journal of Management´s” e atualmente se dedica como revisor para diversos jornais acadêmicos. Também foi o Webmaster para a Divisão de Métodos de Pesquisa da Academy of Management.

Apresentação: Using Today’s Techonology to Enhance Student Learning

Chuck Williams

Estados Unidos

Beatriz Magalhães Silva Meneguetti

Beatriz Meneguetti diretora da Cultura Inglesa de Maringá e também diretora acadêmica da ABCI – Associação Brasileira de Culturas Inglesas. Professora, Orientadora de cursos para professores e ICELT, Tradutora Pública Juramentada, Gerente de Exames e Examinadora Oral da Universidade de Cambridge [Inglaterra] e de Michigan [Estados Unidos] responsável pela aplicação de exames online BULATS [University of Cambridge] e TOEFL [ETS].

Graduada em Letras [UEM], pós-graduada em Linguística [UNESP], Metodologia de Ensino de Língua Inglesa [Leeds University], Testes e Avaliações, Ensino de Língua Inglesa para crianças [Norwich Institute for Language Education], Tutoria à Distância [British Council], DELTA [Diploma of English Language Teaching for Adults from University of Cambridge] entre outros.

Foi presidente do SINDIOMAS [Sindicato das Escolas de Idiomas do Noroeste do Paraná, de 2008 – 2012 estando atualmente na diretoria do sindicato e também como membro suplente do Conselho Fiscal da FEPESUL, Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sul]. Membro das associações de professores BRAZ-TESOL [Brasil] e do IATEFL [Europa].

Apresentação: Cultura Inglesa

Beatriz Magalhães Silva Meneguetti

Brasil

Vidal Martins

O professor Vidal Martins possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática pela Université de Nantes (França). Atualmente é pró-reitor de graduação da PUCPR. Na PUCPR, também exerceu as funções de decano da Escola Politécnica, diretor de educação continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores. Foi professor e coordenador de curso de graduação no Grupo Positivo. Também atuou na área de prospeção de tecnologias na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e na área de desenvolvimento de sistemas na Companhia de Telecomunicações do Paraná (TELEPAR).