Publicado na 3 de agosto de 2016

No evento “Tendências e Oportunidades nas áreas de saúde, bem-estar e beleza”, promovido pela Cengage Learning, acadêmicos destacaram a importância da inovação e de habilidades em gestão de negócios 

________________________________________________________________________________

No Encontro Milady Cengage Learning, realizado dia 1º de julho no SPA Escola da Universidade Anhembi Morumbi, cujos temas foram as “Tendências e Oportunidades nas áreas de saúde, bem-estar e beleza”, as professoras Ana Carolina Ribeiro, Letícia Valim e Letícia Chaves, com mediação de João Paulo Correia Gomes, coordenador da pós-graduação em cosmética do Centro Universitário Senac, destacaram que os profissionais das áreas de bem-estar, saúde e beleza, como cabeleireiros, esteticistas, visagistas, maquiadores, entre outros, devem estar cada vez mais capacitados para gerir negócios e serem verdadeiros consultores, não apenas técnicos, para superar a concorrência com as influenciadoras digitais. Além disso, são segmentos que ainda enfrentam diversas barreiras, como a falta de valorização do profissional.

Na opinião de Letícia Chaves, docente do curso de Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul, os cursos de graduacão na modalidade técnologo precisam acompanhar as demandas do mercado para preparar o aluno e surpreender a clientela. “Cuidar do corpo deixou de ser supérfluo para se tornar uma questão de saúde e bem estar. A principal concorrência que o profissional enfrenta são as influenciadoras digitais – blogueiras, Youtubers e Instagrammeiras famosas – muitas vezes pessoas leigas, mas que tornaram-se tanto o controle de qualidade, quanto o discurso de autoridade no mercado de beleza, sendo inclusive referencia de muitos profissionais. O cliente chega ao cabeleireiro ou maquiador sabendo exatamente o que quer, porque viu em uma rede social. Prestar uma boa consultoria e conquistar a confiança de quem está ali para ser atendido é o melhor caminho para ser reconhecido como a autoridade no assunto”, afirma.

Na opinião de Letícia Valim, consultora de negócios na área, quem trabalha com beleza e estética é um empreendedor nato, mas ainda precisa aprender ou colocar em prática o conhecimento sobre gestão, precificar serviços e saber quanto custa sua hora de trabalho. “Para a sobrevivência do negócio, não basta ser bom, é necessário buscar conhecimento e adotar técnicas de gestão”, explica. João Paulo complementa: “O público exige inovação e, para isso, o profissional deve se especializar e saber vender essa inovação através de um marketing direto com o cliente”, diz. Outra preocupação dos panelistas é a pouca valorização dessas atividades. “O profissional da estética é, antes de tudo, alguém que lida com a saúde do cliente. A qualificação deve estar focada em prover uma visão integrada entre saúde, bem-estar e beleza. Do contrário, ao invés de prestadores de serviços, teremos aplicadores”, afirma Ana Carolina Ribeiro, Coordenadora da Pós-graduação em Desenvolvimento e Produção de Produtos Cosméticos da Universidade Anhembi Morumbi.

O escritor Fernando Amaral, autor do livro Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais, finalizou o evento falando sobre o tema de sua obra. De acordo com ele, as moléculas dos óleos essenciais agem no sistema límbico e têm poder regenerador. “Meu livro não resolve todas as questões botânicas, mas dá um bom panorama da Osmologia, a ciência do olfato, e das composições vivas que são os óleos essenciais”, explica.

Lançamento

No evento, a Cengage Learning anunciou o lançamento da nova edição do livro Milady Dicionário de Ingredientes para Cosmética e Cuidados da Pele. A publicação tem o selo Milady, cuja identidade visual foi totalmente modificada para atender às demandas do profissional contemporâneo das áreas de estética e beleza. Líder no segmento de estética e cosmetologia nos Estados Unidos, o selo está em títulos que oferecem conteúdo e soluções para estudantes de cosmetologia, visagismo, estética, massoterapia, tecnologia para unhas, barbearia, salões e SPAs. Quem adquire o livro também pode acessá-lo em dispositivos móveis, por meio de aplicativo disponível no Google Play e na App Store.

O livro Milady Dicionário de Ingredientes para Cosmética e Cuidados da Pele foi escrito pela especialista em marketing internacional de cosméticos e desenvolvedora de produtos M. Varinia Michalun e pelo especialista em cuidados com a pele Joseph DiNardo.

As primeiras páginas da obra podem ser folheadas virtualmente no link: https://goo.gl/zwD1tX.

Sobre o selo Milady
Há mais de 80 anos, o selo editorial Milady oferece ferramentas de capacitação para empresários do mercado da Beleza e é a base para a obtenção de licença profissional nos Estados Unidos. Líder nos segmentos de estética, cosmetologia e bem-estar, o selo Milady é voltado à formação de profissionais da indústria da beleza. No Brasil, o selo oferece 14 títulos especializados em temas como cosmetologia, visagismo, estética, massoterapia, óleos essenciais, tecnologia para unhas, barbearias, salões e SPAs. Em 2011 e 2014, a chancela foi premiada com o Troféu Top Empreendedor, que tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento do Brasil ao reconhecer a competência de profissionais liberais ou empresas inovadoras. Saiba mais sobre as publicações de Milady em: http://www.cengage.com.br/c-ls/milady/