Publicado na 17 de fevereiro de 2011

Esta obra explora a relação entre a teoria e a prática da geração de valor em empresas. Três estudos de caso baseados em experiências reais de empresas brasileiras são apresentados, explorando dimensões qualitativas (posição estratégica, dilema do empreendedor, soluções disponíveis, negociações possíveis) e quantitativas (análise de demonstrativos contábeis, planos de negócio, estimativa de valor e análise de sensibilidade).
Os casos envolvem situações desafiadoras: reestruturação financeira; management buy out com leveraged buy out; financiamento mezanino para reestruturação societária. As soluções discutidas podem ser adaptadas e replicadas a uma ampla gama de situações corporativas semelhantes. São abordados aspectos da metodologia do fluxo descontado de caixa e suas aplicações na identificação de oportunidades de geração de valor e negociação de transações.
Os casos foram inspirados em situações vividas pelo autor, quando consultor em banco de investimento e empresas especializadas, desde 1995. Em sua carreira paralela de professor, Luzio apresentou e discutiu os casos com 25 turmas de MBA da USP e da FGV-SP. Em cada capítulo, há listas de perguntas que podem ser utilizadas como guia de estudo e de pesquisa complementar. O autor é Eduardo Luzio.

Veja o livro em nosso site.