Publicado na 13 de dezembro de 2010

Possivelmente, a aplicação mais importante da microbiologia é sua utilização para o tratamento de pacientes que sofrem de uma doença infecciosa em particular. Além disso, os biólogos estão aprendendo a ler as informações codificadas no DNA de uma célula e interpretar seu significado. Esse novo campo da “genômica” está mudando rapidamente todos os aspectos da microbiologia, desde o conhecimento da diversidade de micro-organismos existentes até o desenvolvimento de maneiras rápidas de identificação de micro-organismos e meios racionais para tratamento de doenças infecciosas.
Pensando em cobrir todos esses aspectos, a terceira edição de Introdução à Microbiologia amplia o uso de Fichas Clínicas, esboçando com mais clareza o vínculo entre elas e a microbiologia básica subjacente, adicionando uma série de “Conexões de caso” em cada capítulo.
O Capítulo 7 é dedicado ao estudo da tecnologia do DNA recombinante e genômica e, no livro todo, referimo-nos à sua aplicação a vários campos da microbiologia. Visitamos também todos os aspectos da microbiologia – básica e aplicada, inclusive médica, ambiental, agrícola e industrial. Ênfase principal é dada à microbiologia médica: duas partes inteiras (Partes III e IV) tratam de doenças microbianas. Essas partes se seguem à consideração sobre a ciência básica da microbiologia (Parte I) e à pesquisa dos vários tipos de micro-organismos (Parte II). Por fim, examinamos o modo como os humanos usam os micro-organismos e os papéis principais dos micro-organismos na ecologia do planeta (Parte V). Os autores são John L. Ingraham e Catherine A. Ingraham.