Publicado na 18 de Fevereiro de 2011

Com linguagem simples e didática – sem, no entanto, fugir da complexidade do assunto – o livro procura tornar a lógica de programação prática, além de mostrar aos estudantes um caminho mais adequado na construção dos algoritmos. A abstração de procedimentos e dados é um dos maiores problemas para os estudantes nos cursos introdutórios, e, para tentar escapar das dificuldades, os autores utilizam uma arquitetura de computador simples, baseada na arquitetura de Von Neumann, de maneira a fixar os conceitos relacionados à operação de computadores. Um dos principais objetivos do livro é fazer que o estudante consiga no futuro relacionar os aspectos abstratos da computação com sua implementação, e ainda incentivar a necessidade de escrever os algoritmos antes de sua implementação propriamente dita.
A descrição dos algoritmos no texto é mostrada por meio de fluxogramas. Também são apresentadas mais duas formas de representação de algoritmos: diagramas de Nassi-Schneidermann e o pseudocódigo Portugol, que emprega descrição textual e estruturada da solução de um problema. São apresentadas três maneiras de representação de algoritmos, tornando a fixação dos conceitos ainda mais fácil. A obra traz figuras, ilustrações e fotografias que enriquecem o conteúdo.
Nesta 2ª edição revista e ampliada foram acrescentadas resoluções de alguns dos exercícios propostos que complementam o texto e o aprendizado. Os autores são Maria Ester de Freitas e Marcelo Dantas .

Veja o livro em nosso site;