Publicado na 10 de dezembro de 2010

Certa vez, há cerca de duas décadas, dois professores (Paul Green e Doug Carroll) produziram um livro didático intitulado Analyzing multivariate data. Seu objetivo era produzir um livro para o analista de dados. Porém, a maioria dos usuários de técnicas estatísticas multi­variadas não é de estatísticos profissionais. São psicólogos, sociólogos, pesquisadores de mercado, cientistas de gestão, que oca­sionalmente necessitam dessas técnicas para ajudá-los a realizar o seu trabalho. E esse livro foi elaborado pensando justamente nesse público; seu texto foi apurado para que as técnicas sejam aplicadas por não estatísticos de modo facilitado e didático.
Muitas pessoas adotaram o livro, incluindo um jovem professor (Jim Lattin) que lecionava um curso sobre análise de dados multivariados pela primeira vez.
A obra aqui apresentada, Análise de dados multivariados, é resultado da colaboração entre o professor Lattin, agora não tão jovem, e os dois autores do texto original. Não é tanto uma revisão, é mais um novo nascimento: um novo olhar às técnicas multivariadas, mais de 20 anos depois, com novos exemplos, novos dados e alguns métodos novos, mas baseados na mesma abordagem pedagógica que orientou a criação do original. Os autores são James Lattin, J. Douglas Carroll e Paul E. Green.