Publicado na 9 de fevereiro de 2011

Em 1968, os autores Ashcroft e Mermin iniciaram o projeto que culminou no lançamento de Solid State Physics a partir das dificuldades encontradas ao longo de anos de docência nas disciplinas da área. Tais dificuldades tinham origem na natureza multidisciplinar dos estudos dos sólidos e faziam com que os professores precisassem cruzar muitos dados, oriundos de referências diversas, complicando a didática e dificultando os estudos dos seus alunos.
Com empenho, eles concluíram o projeto em sete anos e lançaram a obra, um volume introdutório aos aspectos descritivos e analíticos da teoria dos sólidos. Por um lado, uma obra que descreve em detalhe a vastidão dos sólidos reais com ênfase em dados representativos e exemplos ilustrativos. Por outro lado, ela leva aos leitores a teoria básica dos sólidos, com a qual todo estudante interessado deve sentir-se muito familiarizado..
Física do estado sólido é a tradução da obra de Ashcroft e Mermin, consagrada referência na introdução ao estudo dos sólidos para diversos cursos de Exatas. No livro, os autores exploram a variedade dos fenômenos associados às principais formas de matéria cristalina, enquanto apresentam um texto claro, detalhado e elementar, com os fundamentos para uma compreensão prática dos sólidos e de seus conceitos teóricos. Os autores são Neil W. Ashcroft e N. David Mermin .

Veja o livro em nosso site.