Publicado na 19 de abril de 2011

O seguinte post foi publicado no site “Logística Descomplicada por Leandro Callegari no dia 18 de Abril de 2011.

   “A logística reversa está associada, normalmente, às funções de pós-venda e pós-consumo. Quase sempre o enfoque é em levar de volta a alguns poucos centros um conjunto muito grande de materiais que foi distribuído para o consumo através da logística direta.

Enquanto o papel da logística direta é levar do produtor para alguns centros de distribuição, destes para o mercado e finalmente para o grande público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os às suas origens para tratamento, disposição final ou reclicagem.
No entanto, é possível aumentar o conceito de logística reversa e vê-la como um apelo à sustentabilidade. Não apenas dar destino adequado aos produtos no pós-consumo, mas controlar os resíduos gerados nas organizações.
No recém lançado livro Logística Reversa e Sustentabilidade, os conhecimentos sobre a logística reversa e sustentabilidade são apresentados de forma de forma inovadora, com a adoção de novos conceitos e instigando os leitores a gerir as organizações em geral, em busca dos melhores resultados e benefícios para a sociedade em geral.
A abordagem do livro segue uma linha de raciocínio clara, tratando os fundamentos da logística reversa e integrada e apresentando como é feita a gestão reversa de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Um exemplo mais claro (e muito importante) é apresentado: a logística reversa de resíduos de serviços de saúde com o estudo de caso do estado de Minas Gerais.
Após são apresentados os novos conceitos de logística reversa aliada à sustentabilidade e como ela pode ajudar na gestão de resíduos.
Se você se interessa ou trabalha nesta área, este livro promete ampliar sua compreensão e a abrangência da logística reversa.
O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva.”
Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito. Leandro Callegari Coelho – Logística Descomplicada © 2009 – 2011