Publicado na 28 de junho de 2016

Escrito por 12 professores com vasta experiência em pesquisa educacional e formação docente, livro discute o papel da escola e do professor.

________________________________________________________________________________

A formação ineficiente dos professores e a dificuldade de aprendizagem dos alunos são problemas complementares sobre os quais diversos educadores já se debruçaram. Agora, buscando respostas principalmente para os ciclos que vão da educação infantil até o ensino fundamental, as educadoras da Universidade de São Paulo Idméa Semeghini-Siqueira e Sonia Maria Vanzella Castellar organizaram uma obra densa, e que reúne artigos escritos por 12 educadores com vasta experiência em pesquisa educacional e formação docente, inicial e continuada.

O resultado está no livro Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que apresenta inovações e contribuições relativas ao ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, assim como experiências formativas de docentes atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da rede pública. “É um projeto instigante que levou a um produto bastante sério. A obra traz uma abordagem mais moderna de se pensar a formação do professor, entendendo os processos pelos quais ele passa, mas trazendo também uma reflexão atual, com referenciais bibliográficos modernas”, explicam as organizadoras.

Entre as temáticas abordadas, o título debate os lugares da escola na sociedade e os processos de ensino e aprendizagem, a formação de professores e o exercício profissional, a formação continuada de educadoras da infância – de zero a cinco anos – e as relações pedagógicas. Há também artigos sobre o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil, gêneros do discurso escolar-científico em salas de aula de Ciências e o papel do pensamento narrativo na elaboração da ciência a partir da obra de Galileu Galilei.

Indicada para professores, gestores e coordenadores pedagógicos, a publicação já está à venda nas melhores livrarias, e pode ser folheada virtualmente em: https://goo.gl/8i4ht2. Para saber mais, assista a uma entrevista com as organizadoras em: https://goo.gl/hurBpf.