Publicado na 6 de maio de 2016

Mostrar aos leitores os conceitos da Matemática Financeira é o principal objetivo da nova edição do livro Matemática Financeira Aplicada (Cengage Learning, 2015), do administrador e professor universitário Anísio Costa Castelo Branco. A obra, única e inédita no Brasil a incluir o método de Gauss aplicado a finanças, explica de forma clara e por meio de exemplos práticos os conceitos e suas aplicações, com uma metodologia objetiva e de fácil compreensão.

                                   

A maior novidade desta edição, sem dúvida, são os conceitos de Gauss inseridos em vários momentos, pelos quais se demonstra que o cálculo em juros compostos também pode ser igualmente feito em juros simples. “Em todos os financiamentos, as prestações são calculadas a juros compostos. Mas a tabela Price sempre foi questionada por contemplar o conceito de juros sobre juros. Como não havia provas científicas acadêmicas desenvolvidas que contestassem isso, os contratos usam essa fórmula”, explica.

 

No entanto, Castelo Branco comprova, em seu livro, que é possível fazer financiamentos utilizando juros simples com o método de Gauss. “Há casos de juízes que tem proposto revisão de contratos fechados a juros compostos para juros simples, por conta desse modelo matemático que comprova que isso é possível”, garante.  O método de Gauss, que teve sua pesquisa iniciada em 2008 por dois acadêmicos, era uma teoria incompleta e Castelo Branco conseguiu finalizá-la.

 

Outras novidades

A quarta edição de matemática financeira traz outras novidades e diferenciais didáticos para os professores. No livro, o autor apresenta as três principais maneiras de solucionar os exemplos dados, ou seja: a forma algébrica, a calculadora financeira HP-12C e as planilhas eletrônicas.  “Este é o único livro que adota as três possibilidades algébricas de resolução no mesmo conteúdo”, ressalta.

 

Para completar o aprendizado, o autor está elaborando um encarte de tabelas financeiras (Tabela de fatores de Financiamento para Simulação da Prestação Mensal Fixa a Juros Simples e Tabela Price) que podem ser utilizadas sem o uso das calculadoras financeiras ou planilhas eletrônicas.

 

Outro diferencial são os slides em PowerPoint, um material de apoio e que pode ser alterado para auxiliar o professor em suas aulas. “Estamos preparando materiais para cada capítulo para que os docentes possam personalizar totalmente esse conteúdo, pois será um arquivo aberto. Além disso, os professores podem  baixar todas as respostas dos exercícios propostos no livro”. Esses materiais estão disponíveis na página da Cengage Learning em  www.cengage.com.br.

 

Matemática Financeira Aplicada é um livro-texto para as disciplinas de matemática financeira, administração financeira e orçamento, mercado de capitais, análise de projeto de investimentos, finanças pessoais, educação financeira, perícia judicial econômico-financeira e direito bancário para os cursos de Administração, Contabilidade, Economia, Matemática, Direito, entre outros.