Lucia Santaella

ISBN-10: 8522126429

ISBN-13: 9788522126422

© 2019

244 Páginas

Preço: R$ 69,90

O aparecimento da ciência Semiótica, desde o final do século XIX, coincidiu com o processo expansivo das tecnologias de linguagem. A própria realidade está exigindo de nós uma ciência que dê conta dessa realidade dos signos em evolução contínua. Proponho que, na Semiótica de Peirce, podemos encontrar uma fonte de inestimável valor para enfrentarmos essa exigência.

Além de nos fornecer definições rigorosas do signo e do modo como os signos agem, a Semiótica contém um grande inventário de tipos de signos e de misturas sígnicas. Desse manancial conceitual, podemos extrair estratégias metodológicas para a leitura e análise de processos empíricos de signos: música, imagens, arquitetura, rádio, publicidade, literatura, sonhos, filmes, vídeos, hipermídia etc.

Esta nova edição, com três capítulos inéditos, tem uma pretensão didática: servir de auxílio àqueles que desejam aprender como a semiótica peirceana pode ser aplicada. Para isso, as análises são antecedidas de um capítulo de discussão dos conceitos da teoria dos signos. A seguir, há um percurso metodológico dividido em três partes: a primeira parte é elementar porque as análises não atingem níveis de complexidade muito grandes, a segunda parte é intermediária e a terceira é avançada, pois leva a aplicação dos conceitos a níveis de maior sofisticação.

É amplo o espectro dos sistemas de signos que as análises tomaram como objeto, justamente para que elas possam servir ao leitor como exemplares dos diversos campos a que a semiótica pode se aplicar: publicidade, embalagens, mídia, arte, vídeos, literatura e instituições..

  • Leitura recomendada para alunos dos cursos de Letras, Comunicações, Artes, Marketing, Design, Antropologia visual nos níveis de graduação e pós-graduação.
  • O livro é uma referência no ensino de Semiótica e a autora é a maior estudiosa no Brasil, na atualidade.
  • O livro foi revisto e atualizado.
  • Possui 3 novos capítulos, os quais incluem análises de marcas famosas (Coca-Cola e Itaipava).

Introdução

Capítulo 1 –  Bases teóricas para a aplicação
Capítulo 2 – Percurso para a aplicação

Parte I – Nível elementar
Capítulo 3 – Análise comparada do design de embalagens
Capítulo 4 – O potencial comunicativo da publicidade: um estudo de caso
Capítulo 5 – Análise semiótica comparativa: embalagens de duas marcas de shampoos
Capítulo 6 – A semiose da marca Coca-Cola
Capítulo 7 – A cerveja Itaipava sob um olhar semiótico

Parte II – Nível intermediário
Capítulo 8 – Matisse: uma semiótica da alegria
Capítulo 9 – A princesa Diana e a mídia: diferenças que fazem a diferença
Capítulo 10 – A eloquência das imagens em vídeos de educação ambiental

Parte III – Nível avançado
Capítulo 11 – A fenomenologia e a semiose das instituições
Capítulo 12 – Por uma semiótica das emoções: Medeia e o paroxismo da raiva feminina
Capítulo 13 – A semiose do sensoriamento remoto

Referências bibliográficas