Walter Nicholson, Christopher Snyder

ISBN-13: 9788522127030

© 2018

432 Páginas

Preço: Sob consulta

A abordagem básica do livro atenta para o desenvolvimento da intuição sobre modelos econômicos, enquanto proporciona ferramentas matemáticas necessárias para os estudantes se aprofundarem em seus estudos. O texto busca facilitar essa conexão ao fornecer muitos exemplos numéricos, problemas avançados e discussões extensas de implementação empírica, os quais mostram como a teoria microeconômica é usada atualmente.

Este livro pioneiro, já em sua 12ª edição nos Estados Unidos, oferece um rigor matemático ideal para alunos de graduação e de pós-graduação. Fornece uma cobertura clara e precisa de conceitos microeconômicos avançados, enquanto ilustra como a teoria se aplica a situações práticas.

Os leitores terão a chance de estudar com ferramentas teóricas, aplicações do mundo real, novos problemas de economia comportamental além de conhecerem os últimos desenvolvimentos em microeconomia. A estutura do texto nos capítulos proporciona uma educação intuitiva, a partir de problemas de alto nível, que começam com simples exercícios numéricos/matemáticos, seguidos de problemas analíticos, teóricos, complexos e de economia comportamental.

 

  • O capítulo 02 apresenta material significativo sobre análise estática comparativa (incluindo o uso da regra de Cramer) e sobre a interpretação do teorema do envelope.
  • No Capítulo 7 há passagens que ajudam a esclarecer as principais fontes de confusão entre estudantes com relação às diferentes categorias de custos – econômico e contábil, fixo e irrecuperável, e assim por diante – ilustradas com exemplos de indústrias reais.
  • A discussão da estática comparativa do modelo competitivo  (Capítulo 9) usa material matemático estudado no Capítulo 2.
  • O Capítulo 12 contém material sobre capital, apresentando uma análise das decisões de poupança quando há incerteza. O conceito do fator de desconto estocástico é introduzido e usado para descrever diversas questões na teoria financeira moderna.
  • A discussão sobre economia comportamental possui inúmeras referências adicionais em todos os capítulos relevantes. Problemas de economia comportamental estão presentes nos capítulos 4, 5 e 12.

1. Modelos econômicos
2. Matemática para microeconomia
3. Preferências e utilidade
4. Maximização de utilidade e escolha
5. Receita e efeitos de substituição
6. Funções de produção
7. Funções de custo
8. Maximização de lucro
9. O modelo competitivo do equilíbrio parcial
10. Equilíbrio geral e bem-estar
11. Mercados de trabalho
12. Capital e tempo