Amelia Domingues de Castro, Anna Maria Pessoa de Carvalho, et al.

ISBN-10: 852212809X

ISBN-13: 9788522128099

© 2019

226 Páginas

Preço: R$ 79,90

Para quem lança um olhar sobre a Educação como uma realidade social e procura refletir a respeito de seus aspectos e rumos, o problema didático destaca-se das outras dimensões desse campo como sendo o mais real e concreto entre eles. Manifesta-se no plano da ação escolar de todos os dias e exige soluções imediatas. Abrange a face mais aparente da Educação, concentrando-se no ensino, tal como se revela na escola, nas interações entre professores e alunos e nas suas relações com a aprendizagem, contemplando tanto a materialidade das classes em seu aspecto espacial quanto a sequência temporal do processo. Tal relevância, no entanto, não se explica apenas por constituir aspecto tão visível da Educação, mas porque sofre o reflexo dos valores, normas e significados do contexto social no qual a escola está inserida.
Pensamos a Didática com apoio em paradigmas teóricos diversificados; são olhares que se entrecruzam, mas que, apesar da variedade de abordagens, integram um propósito comum. Recorremos às diferentes ciências que têm influenciado os aspectos estruturais e funcionais da Didática nos últimos tempos, possibilitando a ampliação dos conhecimentos no seu campo. Procuramos acentuar a relação entre a ação didática e a reflexão, não consentindo em reduzi-la a uma tecnologia.

Procuramos apresentar uma amostra significativa do que se fez nos últimos tempos, redefinindo ou contextualizando problemas, pesquisando soluções, refletindo sobre conceitos e áreas de atrito atuais. Interessa-nos sobretudo estabelecer um diálogo com professores, pesquisadores e futuros docentes. A eles pensamos oferecer uma didática em ação focalizada como um objeto de conhecimento que não deve ser entendido como desmontado ou fragmentado por sua divisão em capítulos, mas comparecendo por inteiro em cada um dos aspectos nos quais foi refletido.

  • Livro recomendado aos cursos de formação de professores, como Pedagogia e cursos de licenciatura.
  • Edição atualizada com os temas relacionados às novas ferramentas digitais para o ensino.
  • Além disso, traz slides em Power Point a fim de proporcionar material para o professor preparar sua aula com o conteúdo apresentado no livro.

PARTE I REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA
Capítulo 1 O Ensino: Objeto da Didática (Amelia Domingues de Castro)
Capítulo 2 Didática e Cultura: O Ensino Comprometido com o Social e a Contemporaneidade (Sonia Teresinha de Sousa Penin)
Capítulo 3 A Didática como Iniciação: Uma Alternativa no Processo de Formação de Professores (Denice Barbara Catani)

PARTE II A DIDÁTICA EM AÇÃO
Capítulo 4 A Disciplina: Uma Questão Crucial na Didática (Helena Coharik Chamlian)
Capítulo 5 O Papel do Professor na Sociedade Digital (Vani Moreira Kenski)
Capítulo 6 O Saber e o Saber Fazer dos Professores (Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil Perez)
Capítulo 7 Sala de Aula: Espaço de Construção do Conhecimento para o Aluno e de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional para o Professor (Elsa Garrido)
Capítulo 8 A Atividade de Ensino como Ação Formadora (Manoel Oriosvaldo de Moura)

PARTE III A VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS
Capítulo 9 As Relações Pessoais na Escola e a Avaliação (Myriam Krasilchik)
Capítulo 10 Avaliação Escolar: Desafios e Perspectivas (Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Laurizete F. Passos)