Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

ISBN-10: 8522125899

ISBN-13: 9788522125890

© 2017

152 Páginas

Preço: R$ 65,90

O planejamento é o tipo de atividade exercida sem que venhamos a nos dar conta de que a fizemos. Quando o assunto é planejamento educacional, isso não é diferente. Muitos educadores oscilam entre a redução da complexa tarefa de planejar à mera repetição de fórmulas prontas ou então partem do princípio de que a experiência cotidiana elimina a necessidade do planejamento educacional. Para prover o educador dos mecanismos necessários para realizar o planejamento do ensino foi escrita esta obra sobre as dimensões do planejamento educacional. Nela, encontramos desde uma discussão teórica sobre a natureza do planejamento educacional (e sua especificidade como área de conhecimento integrante das Ciências Humanas) até um esboço de manual para planejadores. A ideia central é trazer à baila tanto os fundamentos teóricos quanto os elementos de planejamento hauridos na prática educacional cotidiana. Obra fundamental para todos aqueles que se dedicam ao difícil, porém necessário, ofício de planejar e administrar a educação em instituições educacionais e sistemas de ensino.

  • O presente livro pode cumprir um papel importante da socialização da discussão sobre planejamento, principalmente de cunho democrático, para todos os sujeitos da escola;
  • Com uma linguagem simples sem ser simplista e pela pertinência das temáticas escolhidas será essencial para a qualificação de todos os gestores educacionais;
  • O planejamento educacional será abordado neste livro como uma área de conhecimento firmemente calcada na educação, no ensino, na escola e na sala de aula e seu espectro avança rumo ao planejamento referente às redes e aos sistemas de ensino e suas ramificações teóricas vão do Direito à Economia, da Filosofia à Administração, da Didática à Política;
  • Este é um livro que visa preencher uma lacuna importante na literatura educacional brasileira na área de planejamento educacional, qual seja, a de obras nas quais estejam colocados conteúdos teóricos indispensáveis e ao mesmo tempo, exemplos e instruções práticas que venham orientar os egressos das licenciaturas e de cursos de pós-graduação nas tarefas concernentes ao planejamento educacional.

PRIMEIRA PARTE: REFLEXÕES TEÓRICAS E MARCOS CONCEITUAIS

CAPÍTULO 1 – Planejamento e planejamento educacional: noções e conceitos básicos
CAPÍTULO 2 – As dimensões do planejamento educacional
CAPÍTULO 3 – As interfaces do planejamento educacional e sua interdisciplinaridade
CAPÍTULO 4 – Pesquisa educacional e planejamento educacional

SEGUNDA PARTE: O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AS LIÇÕES DA PRÁTICA

CAPÍTULO 5 – Políticas públicas, políticas educacionais e planejamento educacional
CAPÍTULO 6 – Planejamento e financiamento educacionais nas escolas pública e privada
CAPÍTULO 7 – Planejamento educacional em perspectiva estratégica: lições trazidas por escolas e redes de ensino que dão certo
CAPÍTULO 8 – Planejamento educacional diante das questões da qualidade: rendimento escolar e qualidade social

TERCEIRA PARTE: ESBOÇO DE UM MANUAL PARA PLANEJADORES

CAPITULO 9 – Planejamento educacional e documentos escolares para professores: plano de aula, plano de curso e plano de ensino
CAPÍTULO 10 – Planejamento educacional e documentos para gestores: portfólio, Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico passo a passo
CAPÍTULO 11 – Redes de ensino e planejamento educacional: como utilizar dados e indicadores de larga escala (Ideb, Saeb, IDE, Prova Brasil, IDH e IDI) para planejar políticas educacionais

À guisa de conclusão: planejador ou profeta?
Lista de siglas
Referências bibliográficas