Scott J. Callan, Janet M. Thomas

ISBN-13: 9788522125210

© 2017

672 Páginas

Preço: Sob cunsulta

O livro Economia ambiental: aplicações, política e teoria possui grande enfoque em políticas e questões ambientais do mundo contemporâneo. Com ele, o leitor terá acesso às diversas teorias econômico-ambientais em uma abordagem prática e estimulante.

O livro tem estrutura modular, o que não somente torna sua apresentação mais organizada, como também permite que professor e aluno tenham flexibilidade de estudo. Usando modelagem econômica e ferramentas analíticas, cada módulo além de apresentar conceitos e teorias, avalia os riscos ambientais associados, a resposta política e apresenta uma análise custo-benefício das principais legislações e acordos internacionais.

O texto foi revisado de maneira substancial, refletindo mudanças políticas nacionais e internacionais, a evolução do ambientalismo empresarial e estudos empíricos recentes. Além disso, a obra integra a perspectiva de negócios e o desenvolvimento de tomadas de decisões ambientais ? uma vantagem que é negligenciada no tratamento convencional do assunto.

  1. Livro-texto dedicado a oferecer aos estudantes de graduação e pós-graduação uma perspectiva clara da relação entre a atividade do mercado e o meio ambiente e com a motivação de ilustrar de forma prática como instrumentos econômicos, tais como modelos de mercado e análise de custo-benefício, podem ser usados para avaliar problemas ambientais e soluções políticas;
  2. Conscientes da restrição de tempo e o público estudante poder ser muito variado, foi desenvolvida uma estrutura modular para o texto que não só organiza a apresentação por tema principal, mas também fornece um formato que facitlita a personalização do material, podendo o instrutor, a seu critério, omitir capítulos ou variar a ordem das partes para atender as suas preferências ou aos interesses do estudante;
  3. O texto foi revisado de maneira substancial com novos tópicos e novas aplicações práticas, refletindo mudanças políticas nacionais e internacionais, a evolução do ambientalismo empresarial e achados de estudos empíricos recentes;
  4. Entre novas políticas discutidas nesta edição estão: revisões NESHAP recentes para usinas de energia; Regra para Poluição do Ar Interestadual (CSAPR); Quadro de Água Limpa do presidente OBAMA; Iniciativa de Limpeza Integrada (ICI); Ato de Renova- ção e Melhoria do Registro de Inseticida (PRIA 2); e o projeto do Programa Ambiental da Fronteira EUA-Méxicode 2020;
  5. Foram incorporados mais gráficos e problemas e modelos quantitativos que reforçam a economia e as abordagens analíticas introduzidas nas três primeiras partes.
  6. contamos com a inclusão de pelo menos uma aplicação com um contexto internacional em todo capítulo, além de vários links da internet que apoiam e melhoram a apresentação de texto.
  7. Há inúmeras ferramentas de fim de capítulo quanto de fim de texto, incluindo resumos de capítulo, questões de revisão, um glossário abrangente e uma lista completa de referências. Em cada capítulo, definições importantes são dadas nas margens, conceitos chave são mostrados em negrito, e uma extensa oferta de aplicações do mundo real é fornecida em caixas sombreadas.

Módulo 1 – Modelando problemas ambientais
Capítulo 1 O papel da economia na gestão ambiental
Capítulo 2 Modelando o funcionamento dos mercados: uma revisão dos fundamentos
Capítulo 3 Modelando as falhas do fracasso de mercado

Módulo 2 – Equacionando soluções para problemas ambientais
Capítulo 4 Soluções convencionais para problemas ambientais: a abordagem de comando-e-controle
Capítulo 5 Soluções econômicas para problemas ambientais: a abordagem de mercado

Módulo 3 – Ferramentas analíticas para planejamento ambiental
Capítulo 6 Análise dos riscos ambientais
Capítulo 7 Avaliação dos benefícios na tomada de decisão ambiental
Capítulo 8 Avaliação de custos na tomada de decisão sobre o meio ambiente
Capítulo 9 Análise custo-benefício na tomada de decisões ambientais

Módulo 4 – O caso do ar
Capítulo 10 Definir a qualidade do ar: o processo de determinação de normas
Capítulo 11 Melhorando a qualidade do ar: controle das fontes móveis
Capítulo 12 Melhorando a qualidade do ar: controle de fontes estacionárias
Capítulo 13 Qualidade global do ar: políticas contra a deple- ção de ozônio e a mudança climática

Módulo 5 – O caso da água
Capítulo 14 Definição da qualidade da água: o processo de determinação de padrões
Capítulo 15 Melhoria da qualidade da água: controle das fontes pontuais e não-pontuais
Capítulo 16 Protegendo a água potável