Amelia Domingues de Castro, Anna Maria Pessoa de Carvalho (organizadoras)

ISBN-10: 8522114005

ISBN-13: 9788522114009

© 2002

195 Páginas

Preço: Sob consulta

O livro reúne textos de vários autores que, de forma geral, enfocam o sistema educacional brasileiro como uma realidade social, procurando sempre estabelecer uma relação entre a reflexão e a ação didática, não permitindo assim que esta seja reduzida a uma mera tecnologia. Segundo as organizadoras, o objetivo da obra é estabelecer um diálogo com professores, pesquisadores e futuros docentes sobre os aspectos e rumos do ensino fundamental e médio no Brasil.

Parte I – Reflexões sobre Didática.
1. O Ensino: Objetivo da Didática.
2. Didática e Cultura: O Ensino Comprometido com o Social e a Contemporaneidade.
3. A Didática como Iniciação: Uma Alternativa no Processo de Formação de Professores.

Parte II – A Didática em Ação.
4. A Disciplina: Uma Questão Crucial na Didática.
5. O Papel do Professor na Sociedade Digital.
6. O Saber e o Saber Fazer dos Professores.
7. Sala de Aula: Espaço de Construção do Conhecimento para o Aluno e de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional para o Professor.
8. A Atividade de Ensino como Ação Formadora.

Parte III – A Verificação dos Resultados.
9. As Relações Pessoais na Escola e a Avaliação.
10. Avaliação Escolar: Desafios e Perspectivas.