Vinício de Macedo Santos

ISBN-10: 8522116490

ISBN-13: 9788522116492

© 2015

184 Páginas

Preço: Sob consulta

Com o propósito de estabelecer um diálogo com professores e futuros professores de educação básica, assim como com formadores e futuros formadores de professores, este livro procura expor, problematizar e discutir alguns dos principais temas e questões relacionados ao ensino de Matemática na atualidade.

Ensino de Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios se propõe a discutir questões relacionadas com a Matemática e o seu ensino na educação básica, entendendo que tais questões exigem debate e a exposição de pontos de vista que possam oferecer suportes práticos e teóricos que beneficiem a prática docente nas aulas de Matemática.

Parte 1: ENSINO DE MATEMÁTICA E ESCOLA FUNDAMENTAL
DE NOVE ANOS

  1. Características e desafios de uma nova realidade educacional
  2. Indo além das crenças e mitos sobre ensinar e aprender matemática: a emergência de orientações inovadoras
  3. Sobre crianças e sua relação com noções e situações da Matemática nos anos iniciais da escolarização
  4. Ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental
  5. Sobre avaliações e avaliação em Matemática: a Finlândia não é aqui!

Parte 2: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ATUALIDADE: EXCERTOS DE ESTUDOS

  1. Sobre a natureza do conhecimento matemático
  2. Sobre situações e contextos
  3. Sobre interações nas aulas de Matemática

Parte 3: SITUAÇÕES PARA CONHECIMENTO , ANÁLISE E DISCUSSÃO

  1. Provocações

Referências Bibliográficas

Livro-texto dirigido a estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, formadores de professores, coordenadores e docentes de cursos de formação continuada de professores das redes pública e particular de ensino. Destinado também a professores que trabalham com a Matemática na educação básica.