João Paulo Lara de Siqueira e João Maurício Gama Boaventura (orgs.)

ISBN-10: 8522113416

ISBN-13: 9788522113415

© 2013

336 Páginas

Preço: Sob consulta

Este livro apresenta as principais teorias que versam sobre estratégia empresarial no nível corporativo e nas unidades de negócio, podendo ainda ser aplicadas às empresas individuais.

Escrito por uma equipe de docentes com muita experiência em sala de aula, Estratégia para corporações e empresas: teorias atuais e aplicações cobre todos os temas do curso de estratégia da maioria das escolas brasileiras e apresenta vários recursos didáticos, como casos e perguntas sobre o assunto tratado, quadros, figuras e tabelas. A teoria é ilustrada com aplicações dos conceitos em situações relacionadas ao contexto brasileiro.

O texto apresenta uma linguagem clara e acessível e incorpora os temas mais recentes e as visões mais atuais sobre estratégia. Esta obra representa uma grande contribuição tanto para o meio acadêmico como para profissionais da área de gestão que desejam manter-se atualizados quanto às novas ideias sobre o tema.

1. Conceitos e fundamentos de estratégia empresarial

2. Planejamento estratégico e administração estratégica

3. Análise do ambiente empresarial

4. Estratégia corporativa e internacional

5. A estratégia competitiva de Michael E. Porter

6. Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais

7. Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)

8. Alinhamento estratégico e estratégias de cooperação

9. A estratégia em seu senso lato: criatividade e abrangência

10. Teoria dos stakeholders

11. Campos e armas da competição: formulação da estratégia competitiva