Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

ISBN-10: 8522122040

ISBN-13: 9788522122042

© 2015

360 Páginas

Preço: Sob consulta

Obra de referência, destina-se tanto ao leitor que inicia seus estudos sobre política educacional quanto àquele que já possui embasamento teórico sólido, mas aprecia análises críticas e debates sobre questões controvertidas. O objetivo do livro é analisar conjuntamente boa parte da legislação educacional da atualidade e seus impactos no nível das políticas educacionais, trazendo ao leitor uma abordagem sistemática, capaz de unir uma análise crítica consistente a uma abordagem didática clara sobre o tema.

Características:

  • Texto que discute sobre modelos analíticos de políticas públicas
  • Novos conteúdos: incluímos textos que abordam o ordenamento jurídico-político da educação brasileira e discutimos a relação entre Piso Nacional de Professores e FUNDEB, bem como uma discussão das relações entre a CONAE e o Plano Nacional de Educação;
  • Abordagem sobre o papel dos movimentos sociais, e um breve ensaio relativo às tendências para os próximos anos da atual década no que compete ao Campo da Política Educacional Brasileira
  • Glossário com termos técnicos da área de educação, e uma súmula da legislação educacional atual, incluindo as alterações introduzidas na LDB pela Lei 12.796/2013.
  1. Estruturas, conceitos e fundamentos da política educacional e conceitos básicos
    1. Política e política educacional: mapeando algumas noções
    2.  Políticas públicas: tipos, modelos e implicações para o campo educacional
    3. Políticas públicas de Estado e políticas públicas de governo na educação brasileira
    4. Modelos de análise em Políticas Públicas e Políticas Públicas Educacionais  
  2. Estrutura dos planos, programas e ações da política educacional brasileira atual
    1.  O ordenamento jurídico-político da educação brasileira 
    2. Elementos centrais da legislação e da política educacional brasileira
    3. A normatização pedagógica da política educacional brasileira: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
    4. O fi nanciamento da educação e as políticas educacionais no Brasil: Fundeb e FNDE
    5. O Sistema Nacional de Avaliação Educacional: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes
    6. Os elementos integradores da política educacional nacional: o CTE, o PDE e o PAR
  3. Características estruturais do campo da política educacional brasileira
    1. Sobre os conceitos norteadores: a noção de “campo” e seus termos acessórios
    2. Agentes, estruturas, direção, matéria e forma do campo da política educacional brasileira: mapeando os elementos constitutivos

Considerações finais

Glossário

Referências bibliográficas

Anexo

Sobre o autor

Cursos de Pedagogia, Licenciaturas em geral e cursos de pósgraduação que contemplem a formação de professores. Recomendado também como leitura complementar em cursos de Políticas Públicas.