Jeffrey M. Wooldridge

ISBN-13: 9788522126996

© 2017

848 Páginas

Preço: Sob consulta

Este livro tem como foco entender e interpretar as hipóteses à luz das aplicações empíricas reais. Wooldridge adota uma abordagem na qual utiliza exemplos do cotidiano para facilitar o aprendizado e, com isso, procura se aproximar dos alunos mostrando a diferença entre a heteroscedasticidade e a homoscedasticidade. Escrito de forma didática, vários recursos são apresentados ao longo do livro,como figuras, tabelas, quadro de exemplos, além de resumos e problemas propostos no final de cada capítulo, a fim de ajudar na fixação do conteúdo. Esta nova edição traz uma discussão mais abrangente sobre a relação entre o coeficiente de regressão simples e o coeficiente de correlação, introduz a noção de um efeito parcial médio (APE) para modelos lineares em parâmetros e propõe um debate mais estreito sobre o problema de variáveis instrumentais fracas. Além disso, a maioria dos exercícios em computador usa novos conjuntos de dados, disponibilizados com o Material de apoio on-line.

  • A sexta edição mantém, de maneira geral, a organização da edição anterior. A característica mais perceptível que diferencia este texto da maioria dos outros é a separação dos tópicos analisados. É uma diferença clara em relação à abordagem tradicional que lista todas as hipóteses que podem ser necessárias em algum ponto futuro da análise e, então, prova ou afirma resultados sem conectá-los claramente às hipóteses.
  • O autor escolheu temas importantes para a leitura de artigos de revistas e para a realização de pesquisas empíricas básicas e, dento de cada tema, omitiu de propósito muitos testes e procedimentos de estimação que, embora tradicionalmente incluídos nos livros-texto, não têm resistido ao teste empírico do tempo.
  • Há novos exercícios em quase todos os capítulos, inclusive nos apêndices, que estão disponibilizados na página do livro, no site da Cengage.
  • Nesta edição brasileira foi feita uma alteração para alinhar o texto do livro com os bancos de dados listados, os nomes das variáveis ao longo do texto são os mesmos que estão nos bancos de dados correspondentes, assim, professores e alunos poderão acompanhar o livro texto utilizando os bancos de dados oferecidos sem a necessidade de identificar a correspondência entre a variável indicada no livro e aquela apontada no banco de dados.
  • Numerosas questões de texto estão distribuidas por toda parte e suas respostas encontram-se no apêndice “F”, disponibilizado no site da Cengage.
  • Outra característica deste livro é o extenso glossário presente no final do livro, com termos-chave apresentados ao longo do livro.

Capítulo 1 A natureza da econometria e dos dados econômicos

Parte 1 Análise de regressão com dados de corte transversal.
Capítulo 2 Modelo de regressão simples.
Capítulo 3 Análise de regressão múltipla: estimação
Capítulo 4 Análise de regressão múltipla: inferência
Capítulo 5 Análise de regressão múltipla: MQO assimptótico.
Capítulo 6 Análise de regressão múltipla: problemas adicionais
Capítulo 7 Análise de regressão múltipla com informações qualitativas: variáveis binárias (ou dummy)
Capítulo 8 Heteroscedasticidade.
Capítulo 9 Problemas adicionais de especificação e de dados

Parte 2 Análise de regressão com dados de séries Temporais
Capítulo 10 Análise de regressão básica com dados de séries temporais
Capítulo 11 Questões adicionais quanto ao uso do MQO com dados de séries temporais
Capítulo 12 Correlação serial e heteroscedasticida- de em regressões de séries temporais.

Parte 3 Tópicos avançados.
Capítulo 13 Agrupamento de cortes transversais ao longo do tempo: métodos simples de dados em painel.
Capítulo 14 Métodos avançados de dados em painel
Capítulo 15 Estimação de variáveis instrumentais e mínimos quadrados em dois estágios
Capítulo 16 Modelos de equações simultâneas
Capítulo 17 Modelos com variáveis dependentes limitadas e correções da seleção amostral.
Capítulo 18 Tópicos avançados sobre séries tempo- rais
Capítulo 19 Executar um projeto na prática Referências bibliográficas

Glossário
Índice remissivo