José Guilherme Pinheiro Côrtes

ISBN-10: 8522121389

ISBN-13: 9788522121380

© 2012

384 Páginas

Preço: Sob consulta

Este livro reúne princípios, conceitos, ferramentas e aplicações de economia da engenharia, atendendo a alguns requisitos considerados fundamentais:

  • Enfoque: ver o engenheiro como um gestor de ativos.
    A economia da engenharia é associada à emergente disciplina gerencial “Gestão de ativos de engenharia”. Isso implica em ver o engenheiro, qualquer que seja sua especialidade, como um gestor de ativos, responsável pela eficiência de organizações e de sistemas econômicos
  • Conteúdo e sua metodologia: seguir problemas, não técnicas.
    Os problemas são expostos na ordem lógica do ciclo de gestão de ativos: da aquisição de um ativo até a sua baixa ou substituição por outro ativo. Entre os extremos do ciclo constam as fases de manutenção (garantia da operação) e renovação de ativos. O livro se encerra com um capítulo dedicado à avaliação de decisões de investimento: um olhar para trás visando descobrir o que se fez bem e o que poderia ter sido feito melhor, aprendendo com a experiência.
  • Didática: facilitar o processo de aprendizagem.
    O conteúdo é apresentado em um formato didático traduzido na estrutura geral do livro, em sua sequência de capítulos, na exposição de cada tema e na atividade prática oferecida.

1. Introdução à economia da engenharia
2. Valor do dinheiro no tempo
3. Projeção do fluxo de caixa de um projeto de investimento
4. Avaliação de projetos isolados de investimento
5. Geração e comparação de alternativas de investimento
6. Manutenção, renovação, substituição e baixa de equipamentos
7. Introdução à análise de projetos sob condições de risco
8. PIR (Post Investment Review)

Este livro destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e demais habilitações da Engenharia. Havendo interesse em ascensão profissional, em exercer funções gerenciais nas quais serão tomadas decisões de investimento ou haverá interações com quem o faz, os estudantes de outros cursos universitários também teriam muito a ganhar aprendendo economia da engenharia. Por último, mas não menos importante, profissionais em plena atividade poderão se atualizar e adquirir novos instrumentos de trabalho com a leitura desta obra.