Steve Rabin (editor)

ISBN-10: 8522113459

ISBN-13: 9788522113453

© 2013

184 Páginas

Preço: Sob consulta

O quarto volume de Introdução ao desenvolvimento de games revela o processo de produção dos videogames e jogos de computador do ponto de vista do produtor, abrange a produção interna e externa gerida por esse profissional.

O leitor terá acesso a tópicos importantes como:

• A produção e o negócio dos jogos: a relação entre as editoras e os estúdios de desenvolvimento, a sofisticada pipeline na produção de um jogo completo, da ideia à sua comercialização e veiculação.
• Regulação do conteúdo dos jogos: os sistemas de classificação dos jogos por conteúdo e faixa etária no mundo, com ênfase nas sociedades americana, brasileira e europeia.
• O papel que ocupa a atual indústria de jogos e suas relações com a economia e a sociedade no século XXI.
• O relacionamento editora-desenvolvedor e suas sutilezas, os limites e os requisitos para um trabalho conjunto entre produtores e editoras de jogos em diversas plataformas.
• A arte do marketing no campo dos jogos. Quais as maneiras de comercializar jogos, marcas e como obter o máximo de visibilidade em um jogo.
• Como um jogo é comissionado e em que consiste o negócio.
• As relações entre ideias criativas e originais, seus desenvolvimentos em jogos e as questões da lei de propriedade intelectual para os níveis criativo, tecnológico, gerencial e financeiro dos estudos de jogos.

O texto explora o complexo sistema de relações que compõem a produção, envolvendo os desenvolvedores e a editora de jogos. Toda a abordagem é reforçada por exercícios que cobrem o conteúdo de cada capítulo. Esta obra apresenta todos os passos e cuidados necessários no processo de levar o seu jogo até o consumidor.

Parte 7. Produção e o Negócio do Jogo.
7.1 Produção de Jogos e Gerenciamento do Projeto.
7.2 Papéis e Economia da Indústria de Jogos.
7.3 O Relacionamento Editora-Desenvolvedor.
7.4 Marketing.
7.5 Conteúdo de Propriedade Intelectual, Lei e Prática.
7.6 Regulação de Conteúdo.

Livro-texto para os cursos de desenvolvimento de jogos que tenham disciplinas envolvendo os temas gerenciamento de negócios focados na área de games. Obra essencial para a organização e acompanhamento de trabalhos de conclusão em jogos. Leitura complementar para o curso de graduação em produção audiovisual. Poderá ser utilizado também pelos autores e pesquisadores nas áreas de cinema e audiovisual que têm interesse em conhecer a área de produção e comercialização de jogos. Para os cursos de pós-graduação, é um precioso recurso para a pesquisa de tópicos avançados.