Andres Rodriguez Veloso, Diogo Hildebrand e Marcos Cortez Campomar

ISBN-10: 8522113785

ISBN-13: 9788522113781

© 2013

216 Páginas

Preço: Sob consulta

O mercado infantil envolve crianças, famílias e empresas que vendem produtos (bens e serviços) a esses consumidores. A importância da criança como mercado consumidor vai além daqueles produtos básicos normalmente relacionados a ela, como brinquedos, guloseimas e jogos. Sua influência extrapola para outras decisões familiares tanto de forma direta (a criança pede diretamente um produto) como indireta (os pais pensam na criança na hora de comprar). Se levarmos em conta todo o potencial de influência que os infantes têm nos mais diversos segmentos, como automóveis, férias em família, eletroeletrônicos, percebe-se que esse mercado é muito maior do que se pode imaginar. Ao tratar do público infantil, é indispensável procurar fontes múltiplas de conhecimento para fundamentar a discussão com a profundidade necessária. Para isso buscou-se apoio na psicologia, na pedagogia e entre aqueles que estudam o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança.

Ao longo do texto, são abordados trabalhos publicados no Brasil, assim como estudos seminais realizados, primordialmente, nos Estados Unidos e, em menor extensão, na Europa e na Ásia. Buscou-se apoio também nas inúmeras pesquisas realizadas pelos autores ao longo dos últimos seis anos com crianças e suas famílias, empresas de brinquedo, varejistas e profissionais de marketing. Para pesquisar esse público, trabalhou-se com os mais diversos métodos, entre eles observação, coleta de desenhos e entrevistas. Desse esforço de pesquisa bibliográfica e empírica resultou Marketing e o mercado infantil, que se configura como um compêndio sobre as questões relacionadas à comercialização de produtos aos infantes, e, fundamentalmente, analisa como o marketing pode ser aplicado adequadamente ao mercado infantil.

Parte 1 – O Processo de Desenvolvimento da Criança como Consumidora.
1. Evolução da Importância da Criança como Consumidora.
2. Processo de Desenvolvimento da Criança.
3. Processo de Socialização do Consumidor.

Parte 2 – Composto de Marketing Aplicado ao Consumidor Infantil.
4. Estratégias de Marketing Aplicadas ao Segmento Infantil.
5. Desenvolvimento de Produtos para o Consumidor Infantil.
6. O Preço dos Produtos e a Renda da Criança.
7. Praça (Distribuição) e o Varejo para o Público Infantil.
8. Promoção – Comunicação com a Criança.
9. Marcas e Personagens.

Parte 3 – Tópicos Avançados de Marketing Aplicado ao Consumidor Infantil.
10. Processo Decisório Familiar.
11. A Criança e a Mídia.
12. Pesquisa de Marketing e o Consumidor Infantil.
13. Legislação e Ética no Marketing Aplicadas ao Público Infantil

Obra indicada para as disciplinas comportamento do consumidor, estratégia de marketing e segmentação de mercado, assim como referência para as disciplinas composto de marketing (preço, praça, promoção e produto), tópicos de marketing e socialização do consumidor. Indicada também para a disciplina pesquisa de marketing, por apresentar alternativas de técnicas de coleta de dados mais adequadas ao público infantil, para executivos interessados no mercado infantil, e para pais preocupados com a influência das empresas sobre seus filhos.