Glen E. Rodgers

ISBN-13: 9788522126798

© 2017

648 Páginas

Preço: Sob consulta

Com texto de fácil entendimento e agradável de ler, a obra apresenta explicações físicas e químicas detalhadas, além de tornar acessível uma porção significativa da química inorgânica, para encorajar os estudantes a construir e organizar ideias, padrões lógicos e conceitos em suas mentes e não apenas memorizar fatos e tendências.

Um dos objetivos da obra é trazer uma perspectiva histórica apropriada para o material, utilizada para fundamentar um conteúdo que será discutido posteriormente em um capítulo ou exercício. Também procura apresentar séculos de esforços promovidos pela humanidade, que na sua totalidade levaram ao entendimento atual do mundo químico ao nossos redor, e mostrar como e quem desenvolveu a química inorgânica é uma preocupação precípua do autor.

  • Este livro é a 1a. Edição brasileira – tradução da 3a. Norte-americana foi projetada para alunos que completaram somente um curso universitário introdutório de química e tem como principal objetivo apresentar uma porção significativa dessa subdisciplina – Química Inorgânica – para novos estudantes de novas maneiras.
  • Este livro inclui explicações físicas e químicas detalhadas preparadas especificamente para alunos dos primeiros anos da faculdade.
  • O segundo objetivo do livro é encorajar os estudantes a construir e organizar ideias, padrões lógicos e conceitos em suas mentes, e não meramente memorizar grupos, fatos e tendências, após o que, eles começarão a integrar as ideias apresentadas aqui com os conceitos estabelecidos nos seus cursos introdutórios de química. Outra forma de integração e dominar o tema é ter contato com os muitos exercícios de dificuldade variada, ao fim de cada capítulo.
  • Um terceiro objetivo deste livro é trazer uma perspectiva histórica, tantando mostrar de forma simples , como e quem desenvolveu a química inorgânica e utilizando o conteúdo histórico para fundamentar um conteúdo posterior em um capítulo e nos exercícios. O quarto objetivo é descrever numerosas aplicações apropriadas e atraentes da química orgânica, levando a discussões em assuntos diversos como envenenamento por metais pesados e antídotos para tal, agentes quelantes antitumor, a economia do hidrogênio, fusão nuclear, técnicas cronométricas radioquímicas, o efeito estufa e o aquecimento global, a ameaça à camada de ozônio, água dura, fogos de artifício, materiais para troca iônica , tecnologia de baterias, fluoretação e radônio como carcinogênico.
  1. O campo em desenvolvimento da química inorgânica;
  2. Uma introdução à química de coordenação;
  3. Estruturas dos compostos de coordenação;
  4. Teorias de ligação para compostos de coordenação;
  5. Velocidades e mecanismos de reações de compostos de coordenação;
  6. Aplicações de compostos de coordenação;
  7. Estruturas no estado sólido;
  8. Energias no estado sólido;
  9. Construindo uma rede de ideias para dar sentido à tabela periódica;
  10. Hidrogênio e hidretos;
  11. Oxigênio, soluções aquosas e o caráter ácido-base de óxidos e hidróxidos;
  12. Grupo 1A: os metais alcalinos;
  13. Grupo 2A: os metais alcalinoterrosos;
  14. Elementos do grupo 3A;
  15. Elementos do grupo 4A;
  16. Grupo 5A: os pnicogênicos;
  17. Enxofre, selênio, telúrio e polônio;
  18. Grupo 7A: os halogênios;
  19. Grupo 8A: os gases nobres.