Luiz Guilherme Brom e Tânia Aguiar

ISBN-10: 8522110697

ISBN-13: 9788522110698

© 2011

144 Páginas

Preço: R$ 52,90

Enquanto Luiz Guilherme não retrocede perante esses temas que há tempo delineiam nossas preocupações pedagógicas cotidianas – fracasso escolar, currículo, preconceito etc. -, Tânia desdobra a pena em torno do (des)encontro atual entre o adolescente e o escolar. É interessante notar que, embora a adolescência possa ser arrolada como mais uma dessas preocupações importantes no momento, em virtude do simples fato de os jovens frequentarem as escolas, o desenvolvimento da temática proposto por Tânia retoma a posteriori as questões tratadas por Luiz Guilherme. A passagem adolescente implica na conquista de um lugar de enunciação – de palavra – numa história em curso. Ela lembra de fato aquilo que está em pauta em toda educação, além da miopia das pedagogias de plantão. É disso que este livro trata: de pensarmos a possibilidade de uma educação entre mito e ficção.

Dr. Leandro de Lajonquière

PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Este livro trata das concepções equivocadas, mitos e ficções que circulam no campo da educação em prejuízo do processo de ensino e aprendizagem. Luiz Guilherme Brom reflete sobre os conceitos presentes na educação de crianças e jovens, sobre a didática, o currículo, as avaliações escolares, o aluno diferente, a prática docente e a formação profissional. Tânia Aguiar, por seu lado, concentra-se numa invenção humana que permeia as práticas educativas – a adolescência -, e reflete sobre os impasses provocados pelo conceito de adolescência no imaginário pedagógico. Com isso, os autores investigam e questionam os verdadeiros sentidos da educação para a vida.

Parte I – Educação, Mito e Ficção.
1. Sobre as Coisas que o Homem Inventa.
2. A Educação que Prepara a Criança e o Jovem para o Futuro.
3. O Professor que Ensina ou o Aluno que Aprende?
4. Neutralidade e Sacralização: A Didática e o Currículo.
5. As Provas, as Avaliações e o Fracasso Escolar.
6. Preconceito: A Verdade de Quem Olha e a Verdade de Quem É Olhado.
7. A Prática Docente: Não Há Ensinar sem Aprender.
8. Estudar: do Sacrifício para o Prazer e o Método.
9. Educação a Distância ou Educação Presencial? Um Falso Dilema.
10. Ensino Superior: Educação para o Emprego ou para a Vida?

Parte II – A Conceituação da Adolescência e a Educação: Construções em Torno de um Impasse.
11. Os Anormais.
12. Circularidade, Repetição e o Nascimento de um Conceito: Adolescência.
13. A Adolescência É mais que uma Palavra.
14. Adolescência e Educação Escolar: Construções em Torno de um Impasse.
15. Considerações.