Sílvia Frateschi Trivelato e Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenadora da Coleção: Anna Maria Pessoa de Carvalho

ISBN-10: 852211093X

ISBN-13: 9788522110933

© 2012

144 Páginas

Preço: R$ 51,90

Vários desafios e novas demandas têm se apresentado aos professores de Ciências. A velocidade de produção e sobretudo a facilidade de circulação de novos conhecimentos na área de ciência e tecnologia, a emergência de questões sociocientíficas, os programas de avaliação de âmbito nacional e internacional, além da proposição de novas orientações curriculares ou metodológicas, são apenas alguns exemplos de fatores que afetam o ensino de ciências e que podem, por isso, se constituírem em grandes dificuldades para o trabalho docente.

Neste livro, as autoras utilizam toda a experiência proveniente da pesquisa acadêmica para aprofundar a discussão conceitual sobre temas atuais e de limites menos disciplinares, para avançar na discussão metodológica, ampliando o repertório de possibilidades no trabalho pedagógico, como também sugerir atividades que propiciem discussões em cursos de formação inicial e continuada de professores.

Sem pretender esgotar o assunto, o livro abre possibilidades de estudo e discussão ao indicar, ao final de cada capítulo, uma seção em que consta uma lista de referências bibliográficas e sugestões de sites. Nela, o leitor poderá encontrar diversos textos sobre o ensino de Ciências, além de fontes para aprofundamento conceitual e metodológico, bem como sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

1. A Ciência no Ensino Fundamental
2. A questão ambiental e sua abordagem no Ensino Fundamental
3. Quando a Ciência é notícia: televisão, cinema e mídia impressa no ensino de Ciências
4. Aulas práticas e a possibilidade de enculturação científica
5. Temas científicos controversos: há lugar para eles no Ensino Fundamental?
6. Atividades lúdicas e ensino de Ciências – A biodiversidade como exemplo.

Livro-texto dirigido a estudantes dos cursos de licenciatura das áreas científicas (Ciências Naturais, Química, Física, Biologia), coordenadores e docentes de cursos de formação continuada de professores das redes pública e particular de ensino, professores que trabalham no Ensino Fundamental II e Médio, educadores sociais e educadores de museus e centros de ciência.