Anna Maria Pessoa de Carvalho (Org.)

ISBN-10: 8522114188

ISBN-13: 9788522114184

© 2014

164 Páginas

Preço: R$ 66,90

Este livro tem por objetivo dar visibilidade para questões importantes e atuais relacionadas ao ensino-aprendizagem de Ciências por investigação, de modo a auxiliar professores do Ensino Fundamental a aprimorarem seus conhecimentos acerca deste tema. Para tanto, são apresentadas refl exões baseadas em resultados de pesquisas consolidadas, realizadas nesse nível de ensino. O leitor encontrará discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, compreendendo desde as bases teóricas sobre processos de ensino-aprendizagem que sustentam sua concepção até as bases epistemológicas que a fundamentam. Em todos os capítulos são apresentados dados extraídos de situações de ensino aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias de ensino, a compreensão dos cuidados envolvidos em sua utilização e aproveitamento efetivo em sala de aula.

1. O Ensino de Ciências e a Proposição de Sequências de Ensino Investigativas.
2. Problematização no Ensino de Ciências.
3. Interações Discursivas e investigação em Sala de Aula: O Papel do Professor.
4. O que se Fala se Escreve nas Aulas de Ciências.
5. Ciências e Leitura: Um Encontro Possível.
6. Porque os Objetos Flutuam? Três Versões de Diálogos entre as Explicações das Crianças e as Explicações Científicas.
7. Sobre a Natureza da Ciência e o Ensino.
8. A Biologia e o Ensino de Ciências por Investigação: Difi culdades e Possibilidades.

Sumário

Obra indicada para todas as disciplinas que trabalham com o ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia e de licenciatura em Ciências, Física, Química e Biologia, como Metodologia do Ensino de Ciências, Prática de Ensino, Instrumentação para o Ensino e outras disciplinas congêneres.