Anna Maria Pessoa de Carvalho, Elio Carlos Ricardo, Lúcia Helena Sasseron, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib e Maurício Pietrocolo

ISBN-10: 852211062X

ISBN-13: 9788522110629

© 2011

176 Páginas

Preço: R$ 69,90

A Física é, de longa data, uma das disciplinas mais temidas pelos alunos do Ensino Mé­dio. Grande parte dessa fama deve-se ao fato de que seu ensino tradicionalmente vem sendo pautado na transmissão de conceitos e fórmulas cujas relações com a realidade parecem inexistentes.

No entanto, atualmente, até mesmo avaliações externas à escola, como o Enem e os vestibulares, têm mudado essa perspectiva e começado a explorar mais do que a mera operacionalização de exercícios de Matemática envolvendo temas da Física: os saberes ligados à construção do conhecimento científico ao longo dos anos e as características sócio-históricas dessa construção também começam a ser abordados, deixando-nos a evidência de que o ensino da Física precisa mostrar aos alunos essa disciplina como uma área de conhecimento da humanidade.

Neste livro, trazemos algumas considerações sobre pontos que acreditamos necessá­rios para os futuros professores de Física e mesmo para aqueles já em exercício, de modo que a disciplina possa ser apresentada aos alunos do Ensino Médio como uma área de conhecimento em constante construção e cujos conhecimentos propostos fazem parte do dia a dia.

Nosso objetivo é preparar os professores para que trabalhem nas salas de aula do Ensino Médio uma visão de Física contextualizada, ao mesmo tempo que seja possível considerar os aspectos que regulam a construção e a proposição de novos conhecimentos, sua prática como uma atividade científica e o exercício desta.

1. Alfabetização científica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estrutura do ensino de Física
2. Problematização e contextualização no ensino de Física
3. As práticas experimentais no ensino de Física
4. A Matemática como linguagem estruturante do pensamento físico
5. Abordagens histórico- -filosóficas em sala de aula: questões e propostas
6. Avaliação e melhoria da aprendizagem em Física.

Livro-texto para as disciplinas prática de ensino de física, metodologia de ensino de Física e didática da Física nos cursos de licenciatura e formação continuada para professores de nível médio. Obra também destinada a professores em atuação na área de Educação Básica, docentes e alunos dos cursos de formação de professores e alunos dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências.