André Chaves de Melo Silva, Kátia Maria Abud e Ronaldo Cardoso Alves

ISBN-10: 8522107122

ISBN-13: 9788522107124

© 2011

192 Páginas

Preço: R$ 75,90

Esta obra surgiu a partir da experiência adquirida por seus autores em cursos dedicados à formação e ao aprimoramento de professores de História do Ensino Básico. O contato e a troca de experiências com esses profissionais levaram ao desenvolvimento de um conjunto de dez capítulos, nos quais os profissionais do ensino terão acesso a sugestões de atividades didáticas ou miniprojetos, a partir da utilização de diferentes documentos e suportes materiais, como o documento escrito, o texto literário, as imagens fixas ou em movimento, o patrimônio histórico e mapas.

Todas as atividades podem ser adaptadas para as condições locais de cada escola e trazem recomendações quanto à sua adequação para as diferentes faixas etárias dos alunos, de acordo com os processos de aprendizagem próprios de cada idade, o que representa uma inovação necessária para um país do tamanho do Brasil e suas inúmeras realidades.

A obra apresenta ainda sugestões de leitura para os que desejam se aprofundar nas diferentes temáticas, estudando-as de maneiras variadas.

1. Documentos escritos e o ensino de História
2. O uso de jornais nas aulas de História
3. Aprender História por meio da Literatura
4. Letras de música e aprendizagem de História
5. Estudo do meio e aprendizagem de História
6. Mudanças e permanências: estudo por meio de mapas
7. Ensino de História e cultura material
8. Espaços da História: ensino e museus
9. Fotografia e ensino de História
10. O cinema no ensino de História

Livro-texto para as disciplinas história, metodologia do ensino de história e didática da história nos cursos de Licenciatura e Pedagogia. Obra também destinada a professores em atuação na área de Educação Básica, docentes e alunos dos cursos de formação de professores e alunos dos cursos de pós- -graduação em História e Ensino de História.