Lívia Donnini, Luciana Platero e Adriana Weigel

ISBN-10: 8522108803

ISBN-13: 9788522108800

© 2011

140 Páginas

Preço: R$ 51,90

Por muito tempo desprestigiada nos bancos escolares, a disciplina de língua inglesa viveu um processo de perda de identidade que culminou com a crença de que “não se aprende in­glês na escola”. Recentemente, grande tem sido o empenho da comunidade envolvida com o ensino de língua inglesa em reconstruir essa identidade, trilhando percursos que visam compreender os desafios e as particularidades desse contexto escolar.

Este livro foi escrito para contribuir nesse caminho, apoiando o professor em seu pro­cesso de formação profissional. Os temas foram escolhidos pela importância que têm no cotidiano da sala de aula e pelas reflexões que propiciam aos professores adiantes. Entre eles, figuram elementos da história do ensino de línguas estrangeiras no currículo brasileiro, bem como das abordagens e metodologias que marcaram essa história; a definição de conteúdo para a disciplina e a questão da centralidade do texto; a organização de sequências didáticas, situações de aprendizagem e da avaliação, para citar alguns.

Em cada capítulo, os temas são abordados em três etapas. A primeira propõe uma re­flexão inicial, com questões que contribuem para estabelecer o elo entre as experiências e conhecimentos prévios dos professores-leitores e o assunto tratado; a segunda apresenta os principais conceitos e é permeada por atividades de reflexão e análise crítica, levando o leitor a relacionar a temática apresentada às práticas por ele já estabelecidas; a terceira traz uma proposta de reflexão que ora possibilita retomadas, ora acrescenta provocações. Na parte final do livro, o professor-leitor encontra comentários sobre as atividades e indicações de leituras complementares.

1. Preparando o terreno
1.1 Apontamentos sobre a trajetória do ensino de inglês
1.2 A hegemonia da língua inglesa como língua internacional
1.3 Considerações sobre o ensino de uma língua internacional
1.4 Da ênfase na estrutura à ênfase no letramento

2. De conteúdos e textos
2.1 A definição de conteúdo no ensino de línguas
2.2 A centralidade do texto
2.3 Que texto escolher?

3. Algumas questões de ensino
3.1 O sequenciamento das atividades
3.2 Conhecimentos prévios e o papel da língua materna
3.3 Recepção de textos: estratégias de leitura e compreensão oral
3.4 Produção de textos: estratégias de produção oral e escrita
3.5 Sobre projetos de trabalho

4. Avaliação
4.1 Avaliação: assessment e evaluation
4.2 Avaliação diagnóstica
4.3 Avaliação somativa e avaliação formativa: o dia a dia
4.4 Avaliação e motivação

5. Desenvolvimento profissional
5.1 Da ideia de formação
5.2 O professor profissional como pesquisador
5.3 De um problema do cotidiano a uma proposta de investigação
5.4 Provocações para investigação
5.5 Palavras finais

Livro-texto para as disciplinas língua inglesa, metodologia do ensino de língua inglesa e didática da língua inglesa nos cursos de Licenciatura e Pedagogia. Obra também destinada a professores em atuação na área de Educação Básica, docentes e alunos dos cursos de formação de professores e alunos dos cursos de pós-graduacão em Língua Inglesa e Ensino de Língua Inglesa.