Tizuko Morchida Kishimoto

ISBN-10: 852212664X

ISBN-13: 9788522126644

© 2017

63 Páginas

Preço: R$ 54,90

Dirigido a pesquisadores e educadores, este livro aborda desde o significado de palavras como “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira”, passando pela discussão da importância do jogo na educação infantil, até as teorias de Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner sobre o assunto. A autora dá destaque aos jogos tradicionais, marginalizados em decorrência do acelerado processo de industrialização e urbanização. A atualiza- ção e a recuperação desse tipo de jogo são hoje consideradas alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil e vêm chamando cada vez mais a atenção de professores e pesquisadores.

  1. O crescimento de estudos cognitivos, especialmente a partir dos anos 1960, estimula as pesquisas sobre o jogo infantil, trazendo novos parceiros provenientes de áreas como Antropologia, Sociologia, Linguística e História, gerando estudos interdisciplinares;
  2. A atualização e a recuperação dos jogos tradicionais infantis, considerados alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil, mobilizam professores e pesquisadores para seu estudo;
  3. O Capitulo 2 inclui uma análise dos jogos de construção dentro da perspectiva teórica de Vygotsky;
  4. As principais modalidades de jogos , de construção, motores ou de exercício, simbólicos ou de faz de conta e de regras, analisados de acordo com referenciais teóricos encontram-se , especialmente no capítulo 3 ? denominado O jogo infantil segundo Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner.
  1. Jogo, brinquedo e brincadeira
  2. O jogo na educação
  3. Os jogos infantis segundo Piaget, Wallon, Vygotski e Bruner