Clóvis Luís Padoveze

ISBN-10: 8522123942

ISBN-13: 9788522123940

© 2016

303 Páginas

Preço: R$ 82,90

O objetivo da obra é apresentar de forma detalhada o processo de gestão orçamentária a partir do planejamento estratégico e do objetivo financeiro de criação de valor como elementos básicos para a estruturação do plano orçamentário. Esta edição contempla todas as alterações das novas práticas contábeis decorrentes da adoção das normas internacionais do IFRS, instituídas pelas leis 11.637/07 e 11.941/09.

A Parte I é destinada aos fundamentos que compreendem a empresa e o processo de gestão, o processo de criação de valor, os conceitos, objetivos e o processo de estruturação do plano orçamentário, as vantagens do orçamento e os modelos de condução do processo orçamentário. Contempla também introdução aos conceitos de orçamento matricial, orçamento por atividades e orçamento base zero.

A Parte II apresenta estudo detalhado para elaboração de cada peça orçamentária que compõe o plano orçamentário completo. Traz todos os aspectos principais que devem ser observados em cada orçamento, bem como exemplos numéricos com a complexidade necessária para possibilitar que o leitor os adapte para a execução do plano orçamentário de sua entidade. Reservamos um capítulo para explorar, de forma resumida, as possibilidades de aplicação do orçamento em qualquer atividade não-industrial e sem fins lucrativos.

A Parte III tem por objetivo a finalização do plano orçamentário, com os conceitos de projeção das demonstrações contábeis básicas e de sua análise, bem como os conceitos de controle e acompanhamento orçamentário.

O livro ainda tem exemplos de orçamento disponíveis na internet: uma versão sintética, uma versão simplificada e a versão que contempla, de forma integrada, todos os exemplos numéricos desenvolvidos nas Partes II e III, dentro de uma abordagem de simulação.

  • Reforçamos o conceito de forecast e o conceito do plano orçamentário como instrumento de delegação de autoridade e cobrança de responsabilidade
  • Deixamos mais claro o conceito de orçamento por atividades para as empresas que optam pelo Custeamento ABC
  • Introduzimos o conceito de challenge como um conceito complementar para a condução do orçamento com vistas a otimização do resultado empresarial
  • Desenvolvemos um exemplo bastante completo para cálculo dos gastos com folha de pagamento de salários e encargos sociais
  1. O processo empresarial de criação de valor
  2. O sistema empresa e o processo de gestão
  3. Plano orçamentário
  4. Orçamento de vendas, produção e capacidade
  5. Orçamento de materiais e estoques
  6. Orçamento de despesas departamentais
  7. Orçamento de investimentos e financiamentos
  8. Orçamento em entidades não industriais
  9. Projeção das demonstrações financeiras
  10. Controle orçamentário
  11. Análise das demonstrações financeiras
  12. Introdução à simulação no planejamento orçamentário

Referências