Lucia Santaella

ISBN-10: 8522102767

ISBN-13: 9788522102761

© 2002

186 Páginas

Este livro tem como objetivo servir de auxílio àqueles que desejam aprender como a semiótica peirceana pode ser aplicada, como uma fonte de inestimável valor para a compreensão dos signos em evolução contínua. O conteúdo segue um percurso metodológico dividido em três partes: a primeira parte é elementar, na qual as análises não atingem níveis de complexidade muito grandes; a segunda parte é intermediária; e a terceira é avançada, pois leva a aplicação dos conceitos a níveis de maior sofisticação. Em Semiótica Aplicada, o espectro dos sistemas de signos que as análises tomaram como objeto é amplo, justamente para que essas análises possam servir ao leitor como exemplos dos diversos campos a que a semiótica pode se aplicar: publicidade, embalagens, mídia, arte, vídeos, literatura e instituição.

1. Bases Teóricas para a Aplicação.
2. Percurso para a Aplicação.
3. Análise Comparada do Design de Embalagens.
4. O Potencial Comunicativo da Publicidade: Um Estudo de Caso.
5. Análise Semiótica Comparativa de Embalagens de Quatro Marcas de Shampoos.
6. Matisse: Uma Semiótica da Alegria.
7. A Princesa Diana e a Mídia: Diferenças que Fazem a Diferença.
8. A Eloquência das Imagens em Vídeos de Educação Ambiental.
9. A Fenomenologia e a Semiose das Instituições.
10. Por uma Semiótica das Emoções: Medeia e o Paroxismo da Raiva Feminina.

Leitura recomendada para alunos dos cursos de Letras, Comunicações, Artes, Marketing, Design, Antropologia Visual.
Publicidade - Arte - Mídia - Vídeos - Literatura - Instituições