Publicado na 16 de maio de 2011

As leis n° 11.638/2007 e n° 11.941/2009, que alteraram a Lei n° 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), criaram as condições para que o Brasil participe definitivamente do processo mundial de convergência das normas e práticas contábeis internacionais (International Accounting Standards – IAS – e International Financial Reporting Standards – IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb).
Tais normas estão sendo introduzidas no Brasil pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que emite seus pronunciamentos em consonância com as práticas internacionais. Estas são, posteriormente, aprovadas pelos órgãos reguladores para a sua efetiva aplicação pelas entidades brasileiras.
Tendo como referência essa situação, o principal objetivo deste manual é apresentar e disponibilizar ao público interessado, na teoria e na prática, as práticas contábeis brasileiras e internacionais, especialmente as norte-americanas, relacionadas com a elaboração e apresentação de demonstrações contábeis e notas explicativas transparentes e de alta qualidade. Conceitos econômicos que os autores julgam indispensáveis para o entendimento e aplicação das práticas contábeis são apresentados em capítulos que tratam dos fundamentos da conversão das demonstrações contábeis em moeda estrangeira e dos conhecimentos necessários para o entendimento da questão cambial, tanto em termos de competitividade como dos fundamentos para a gestão dos eventos cambiais. Os autores são Clóvis Luís Padoveze, Gideon Carvalho de Benedicto e Joubert da Silva Jerônimo Leite 

Veja o livro em nosso site.