Publicado na 19 de Maio de 2011

A seguinte notícia foi publicada no site “Logística Descomplicada” por Leandro Callegari no dia 17 de Maio de 2011.
“A logística é uma das áreas que mais apresenta interfaces com o ambiente externo da empresa. Seja na relação com clientes, no atendimento pós-venda, na logística reversa, ou com os fornecedores ao negociar contratos, compras, entregas e quantidades, o sucesso de uma operação logística terá um impacto muito forte na forma como fornecedores e clientes vêem a empresa.
Tanto isso é verdade, que uma das áreas que se desenvolveu paralelamente à logística foi o marketing, e um dos mais conceituados autores da logística era originalmente professor de marketing. No livro Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos de Martin Christopher essa relação Marketing-Logística fica bem clara. Mas este livro já foi indicado aqui no site e não é dele que quero falar neste momento.
Voltemos à percepção que as pessoas de fora da organização têm dela. Se por um lado a logística pode influenciar essa visão, faz parte da publicidade a tarefa de ‘avisar’ sobre os bons serviços logísticos e sobre o sucesso das operações realizadas.
Por isso, a indicação de leitura de hoje é o livro Administração em Publicidade – a verdadeira alma do negócio. Nesta livro você verá como se cria uma marca, inclusive na era da Internet. Veja por exemplo o post e o vídeo promocional sobre a FedEx apresentado aqui no Logística Descomplicada esta semana. A marca, o logo e a atenção com que uma das maiores empresas de logística do mundo apresentou-se na internet através daquele vídeo.
Para quem se interessa pelas atividades de uma empresa de publicidade, o livro explica a estrutura e as diferentes tarefas executadas dentro de uma empresa. O texto aborda desde o perfil do empreendedor até a criação de uma marca, bem como a estrutura e a organização de uma agência e seus serviços aos anunciantes, os tipos de meios de fornecedores, as verbas de comunicação, a remuneração, a negociação e a busca do lucro.
O livro traz, ao final de cada capítulo, uma relação de sites para pesquisa. Um anexo contendo a legislação pertinente à área e um glossário o enriquecem ainda mais. Atual e comunicativo, Administração em Publicidade constitui uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam iniciar-se no mundo da publicidade, ou mesmo rever conceitos e posicionamentos como profissionais da área.
Este livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva e na Cia dos Livros.”