Publicado na 14 de novembro de 2014

Empresa acredita que o modelo educacional do século 21 deve incorporar as tecnologias digitais para engajar o aluno em sala de aula

A tecnologia é, de longe, a maior força de mudança que já existiu na história. Com alterações tão velozes, as gerações nascidas na Era da Informação já têm como referência o compartilhamento de dados em tempo real, fator de impacto nos modelos de aprendizagem que já não comportam mais aulas analógicas. Com o objetivo de participar da discussão sobre os novos rumos da educação, o Presidente da Cengage Learning para América Latina, Fernando Valenzuela, mediará um painel sobre engajamento e inovação digital no segundo dia do Bett Latin America Leadership Summit, que acontece nos dias 17 e 18, no Rio de Janeiro (RJ).

O modelo educacional está se modificando. Nos séculos 19 e 20, o professor era o único ponto de atenção e fonte de conhecimento do aluno. Hoje, o uso de celulares ou mídias sociais em sala de aula não deve ser proibido, mas sim incorporado na aprendizagem por meio de soluções integradas, como games pedagógicos e a promoção do amplo acesso às bibliotecas digitais. “Há quem acredite que o professor não permanecerá no futuro. Nós da Cengage Learning pensamos exatamente o contrário. No entanto, não podemos evitar que os alunos usem a tecnologia, mas sim nos adaptar a esta nova realidade”, explica Valenzuela.

Outra questão é o ensino da sustentabilidade em sala de aula, que pode ser facilitado pela tecnologia. “As gerações anteriores criaram os problemas do planeta e precisamos refletir em conjunto sobre a necessidade de promover novamente esse equilíbrio”, comenta. Uma das maneiras de inspirar as pessoas a cuidar dos recursos naturais é exatamente pelo conhecimento. Por esse motivo, a Cengage Learning adquiriu ativos da National Geographic e iniciou a National Geographic Learning. É por meio desse conteúdo que a marca promove a educação para um mundo sustentável. “Hoje a tecnologia leva as escolas para o mundo e vice-versa e precisamos utilizá-la para criar uma consciência de preservar o planeta e tudo que há nele”, finaliza Valenzuela.
Serviço

Participação da National Geographic Learning | Cengage Learning no Bett Latin America Leadership Summit

Data do evento: 17 e 18 de novembro
Horário: das 8h15 às 19h30 (17) e das 8h15 às 16h (18)

Mesa redonda com mediação National Geographic Learning | Cengage Learning
“Como mudar e implementar uma abordagem holística no ensino e na aprendizagem: o engajamento de alunos com a inovação digital”
Dia 18, das 11h25 às 12h05
Mediação: Fernando Valenzuela, Presidente da Cengage Learning para América Latina
Palestrantes:
• Maria Cristina Escobar, Diretora de Tecnologia Educacional (ENLACES), Ministério da Educação – (CHILE)
• José Antonio Chacón Calderon, Diretor Geral de Tecnologias Educacionais, Ministério da Educação – (PERU)
• Raph Gomes Alves, Superintendente de Inteligência Pedagógica e Treinamento de Professores, Governo Estadual de Goiás – (BRASIL)
• Olavo Nogueira Filho, Coordenador de Novas Tecnologias – Programa de Novas Possibilidades, Departamento Estadual de Educação de São Paulo – (BRASIL)
• John Baker, Presidente & CEO, D2L – Desire2Learn Incorporated – (Canadá)

 

Sobre a Cengage Learning e a National Geographic Learning

A Cengage Learning é uma empresa líder no desenvolvimento de conteúdo, tecnologia e serviços educacionais dirigidos aos mercados de profissionais, bibliotecários e de ensino básico, médio e superior, em nível mundial. A National Geographic Learning, que faz parte da Cengage Learning, é provedora de materiais didáticos e paradidáticos de qualidade para os mercados de nível pré-escolar a secundário, de educação de adultos e de ensino da língua inglesa (ELT). A National Geographic Learning | Cengage Learning distribui uma série de conteúdos da National Geographic Society aos mercados acadêmicos e bibliotecas de todo o mundo. www.cengage.com.