Publicado na 2 de março de 2011

Por Leandro – Logística Descomplicada, em 2 de Março de 2011.

livro sobre gestão de projetos

“A gestão de projetos envolve a aplicação de conhecimentos técnicos para alcançar um conjunto de objetivos pré-definidos no prazo certo, com um custo certo e na qualidade desejada, através da mobilização de recursos técnicos e humanos. Mesmo que não utilize as técnicas mais adequadas, todas as empresas tentam fazer isto para alcançar seus objetivos.
O ambiente empresarial está cada vez mais  orientado a projetos, pois cada atividade passa a ter um responsável que tem um prazo e orçamento estipulados, recebe um conjunto de recursos (equipamentos, instalações) e pessoas no seu time para realizar a tarefa. Assim, ter conhecimentos técnicos sobre gestão de projetos passa a fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da gestão das operações do dia-a-dia empresarial.
livro Gestão de Projetos oferece ao leitor diversas dicas para organizar e gerenciar equipes de projeto de forma eficaz com ferramentas de gestão extremamente úteis. O foco na comunicação ensina a documentar e comunicar com clareza os progressos do projeto tanto dentro como fora de sua equipe. A cobertura aprofundada das etapas de planejamento, determinação de cronograma e estimativas de custos vai prepará-lo para lidar com todos os aspectos da gestão de projetos com segurança.
O livro aborda questões importantes antes mesmo da entrada na realização do projeto, como a análise e avaliação dos riscos do mesmo. O planejamento e controle do projeto recebem atenção especial, desde a atribuição de responsabilidades, passando pela definição de atividades e cálculo de cronogramas (abordando diferentes técnicas tais como folga total, caminho crítico e folga livre).
A utilização de recursos (humanos e materiais) também recebe atenção, com a utilização planejada dos mesmos, o nivelamento dos recursos e como fazer a gestão de um cronograma limitado por recursos.
Um diferencial deste livro é reconhecer que nenhum projeto pode ser bem-sucedido sem o envolvimento das pessoas. Por isso, uma série de capítulos é dedicada à comunicação, documentação, organização e outras dicas para fazer um bom gerenciamento do projeto.
No livro são fornecidos exemplos de como utilizar o Microsoft® Project, além de vários recursos didáticos, como resumos do conteúdo do capítulo, exercícios na Internet e estudos de caso bem-sucedidos.
O livro pode ser encontrado no Submarino, na Saraiva ou na Cia dos Livros.”
Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito. Leandro Callegari Coelho – logísticaDescomplicada © 2009 – 2011