Publicado na 10 de Maio de 2011

O analista de negócios (BA – business analyst) desempenha um papel importante como elo entre os acionistas de uma empresa, stakeholders, e sua equipe técnica (desenvolvedores de software, fornecedores etc.), assegurando que as necessidades de negócios serão refletidas em quaisquer soluções de software.
Apesar da importância do seu trabalho, hoje não há nenhum livro especificamente concebido como uma referência global para o trabalho do BA. O livro do analista de negócios resolve essa lacuna, fornecendo um compêndio útil de ferramentas, tabelas, listas e modelos que BAs podem usar objetivamente para a realização de suas tarefas.
Independentemente das necessidades de um BA, este livro coloca a informação necessária ao seu alcance, incluindo as melhores práticas e padrões para os papéis desempenhados pelos analistas de negócios.
A obra de Howard Podeswa é o livro mais atualizado sobre o tema, incorporando as mais recentes normas da profissão, incluindo a UML (Unified Modeling Language, um padrão para modelagem – diagramação), BABOK® e ITIL.
Muito testadas no ambiente profissional, o texto de Podeswa é baseado em um conjunto de job aids que a empresa do autor atualmente distribui para BAs nos treinamentos e consultorias que realiza. Este livro também fornece uma extensa lista de perguntas a fazer aos acionistas da empresa cliente e stakeholders em cada fase de um projeto. Ele fornece detalhes, não apenas informações gerais: perguntas específicas para os entrevistados, listas de verificação específica dos convidados e dos documentos preparatórios, artefatos etc. O autor é Howard Podeswa.

Veja o livro em nosso site.