Publicado na 24 de fevereiro de 2016

Para entender melhor os hábitos dos estudantes, a Cengage Learning desenvolveu uma pesquisa que teve respostas de 3 mil estudantes. A seguir, confira o resultado.


Todos sabem que a biblioteca da universidade é central para a vida no campus. Além de um bom lugar para consultar livros, a biblioteca é um local silencioso para estudar, conduzir uma pesquisa ou até mesmo folhear uma revista. Mas como os alunos estão, de fato, usando essa rica fonte de recursos?

Para responder a esta pergunta, a Cengage Learning desenvolveu uma pesquisa com 3 mil estudantes nos Estados Unidos. O objetivo era entender como e por quais motivos usam a biblioteca da universidade. Abaixo, confira as quatro principais razões identificadas pelo estudo:

1) Estudar sozinho

De longe, o motivo mais popular, apontado por 77% dos respondentes. Para os pesquisadores da Cengage Learning, esse resultado mostra que não importa quais recursos são oferecidos pela biblioteca, esse espaço de estudo é – e provavelmente sempre será – considerado um grande lugar para encarar as tarefas estudantis com seriedade.

2) Usar a base de dados online

Mais de metade dos estudantes (51%) disse que vai à biblioteca para consultar a base de dados online, portanto boa parte de seu trabalho de pesquisas é realizado dentro da biblioteca. Vale lembrar os alunos que, em algumas universidades (talvez na sua!), o acesso à base de dados pode ser realizado remotamente, por meio de um gadget com acesso à internet, um usuário e senha. Isso pode facilitar a pesquisa em dias em que a biblioteca está fechada, por exemplo.

3) Consultar materiais de referência

Seja para consultar recursos gerais, como enciclopédias, dicionários, publicações especializadas ou outras referências indisponíveis no formato eletrônico, estudantes visitam a biblioteca para acessar materiais que não circulam fora daquele espaço.

Segundo os pesquisadores da Cengage Learning, como apenas 39% dos estudantes apontaram que usam a biblioteca para consultar materiais de referência, muitos alunos nem devem saber da existência desses documentos – ou, se sabem, não compreendem o valor deles no processo de pesquisa. Quer ajudá-los a consultar mais materiais de referência? Se o seu curso inclui projetos de pesquisa, encoraje os estudantes a utilizarem esses materiais. Caso eles não saibam manuseá-los, informe que o bibliotecário do campus poderá auxiliá-los.

4) Encontrar seus grupos de estudo

Mais de um terço (34%) dos estudantes afirmou que visita a biblioteca para se reunir e estudar ou realizar trabalhos em grupo – seja pela mesa grande, pela conveniência de ter materiais de referência acessíveis ou de ter um local central para reuniões.

Outras razões para os alunos usarem a biblioteca

Além das quatro razões acima, as bibliotecas oferecem muitos outros benefícios. Para saber mais, veja, a seguir, outras razões para os alunos fazerem uso da biblioteca do campus:

– Consultar livros (29%)

– Usar livros que o professor solicitou no curso (22%)

– Buscar recursos sobre trabalho e carreira (19%)

– Socializar com amigos (13%)

– Frequentar eventos (10%)

– Ler materiais que não circulam, como revistas e periódicos (8%)

– Dormir (6%)

– Assistir aulas sobre como usar os recursos da biblioteca (5%)

– Outros (9%)