Publicado na 15 de dezembro de 2015

Para os autores de nova edição do livro “Propaganda” (Cengage Learning), Ismael Rocha Junior e Luiz Fernando Garcia, a comunicação “vive um momento mágico”


Você, certamente, já ouviu dizer – talvez, mais de uma vez – que vivemos um tempo de mudanças em todas as profissões. Na propaganda, não é diferente. “Hoje, temos uma multiplicidade de canais de contato com os consumidores: as marcas falam diretamente com as pessoas, mas também usam a mídia tradicional. É uma comunicação multifacetada e multicanal. Por conta disso, a propaganda se reinventa continuamente”, explica o professor da Luiz Fernando Garcia. Para o educador Ismael Rocha Junior, o cenário atual da propaganda é “mágico”.

Além de colegas na ESPM, Garcia e Rocha Junior compartilham a autoria da 8ª e da 9ª edição do livro Propaganda: teoria, técnica e prática, a última lançada este mês pela Cengage Learning. A obra foi revista e atualizada para cobrir as questões fundamentais da propaganda e, ao mesmo tempo, destacar mudanças de paradigma da área.

Escrito originalmente pelo falecido publicitário Armando Sant’Anna, o livro é referência em escolas brasileiras de propaganda e de negócios. Por conta das transformações pelas quais passa a área, a obra demandou constante atualização. “Na 8ª edição, fizemos uma reforma drástica: preservamos um terço da obra, outro um terço alteramos e, por fim, o último terço foi removido e trouxemos conceitos novos. Nesta 9ª edição, alteramos até 30% do livro, sobretudo os capítulos que falam sobre internet”, diz Garcia.

“No período entre a 8ª e a 9ª edição, a tecnologia chegou de uma forma muito forte e passa a fazer parte da dinâmica da comunicação. O mercado mudou, as pessoas mudaram, o mundo se tornou mais globalizado e a propaganda ficou mais abrangente. Então, o livro mostra de que maneira o profissional de propaganda deve se portar para atender ao consumidor do século 21”, afirma Rocha Junior.

Os autores ressaltam, ainda, que o livro não perdeu seu caráter didático, ou seja, sua capacidade de ensinar o profissional e fornecer insumos para o aprendizado. “Ele contribui para a formação do estudante e o faz chegar ao mercado de trabalho significativamente melhor preparado. Além disso, dá suporte para que o professor amplie seu repertório”, enfatiza Rocha Junior.

“Para nós, foi uma enorme responsabilidade alterar um livro clássico. Assumir o legado do Armando e ampliar a obra dentro dos nossos papeis e responsabilidades nos deixam muito orgulhosos”, conclui Garcia.

 Sobre os autores

Armando Sant’Anna foi publicitário, professor de publicidade, fundador e presidente da Companhia Brasileira de Publicidade (CBP). Em sua longa vida profissional, atendeu centenas de anunciantes entre os quais: Arcor, Nossa Caixa Nosso Banco, Bolsa de Valores de São Paulo, Blue Cards, Bravox, Aiport Service entre outros.

Ismael Rocha Junior é Mestre em Sociologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Também é diretor acadêmico da ESPM e coordenador da ESPM Social.

Luiz Fernando Dabul Garcia é graduado em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduado (especialização) em Comunicação com ênfase em marketing pela ESPM e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo. Atualmente, é diretor-geral da Graduação SP, da ESPM.