Publicado na 2 de maio de 2011

A seguinte resenha foi publicado no “Blog da Comunicação” no dia 27/04/2011 por Guilherme Freitas.

“Hoje vamos apresentar uma resenha crítica do livro ‘Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital, como parte da nossa parceria com a Editora Cengage Learning. A obra foi escrita pelos fotógrafos Erivam Moraes de Oliveira e Ari Vicentini. Oliveira atuou como fotógrafo durante 25 anos em veículos como O GloboDiário Popular e hoje é professor de Fotojornalismo na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo. Já Vicentini é editor de fotografia do Diário LANCE! e também professor de Fotojornalismo na Cásper.
A primeira parte da publicação tem ênfase na história da fotografia. Os autores apresentam uma linha do tempo com momentos importantes da arte e um breve perfil de nomes importantes para a evolução da mesma no mundo, com destaque para Hércules Florence, o pioneiro da fotografia no Brasil. Também há um capítulo inteiro dedicado ao equipamento fotográfico. Câmeras, lentes e dicas de como tirar boas fotos são apresentadas para o público profissional e amador.
Questões técnicas como ajustar o diafragma, melhor tipo de lente para a ocasião, iluminação necessária e preparos de revelação também estão muito bem descritos ao longo de quatro capítulos. Dúvidas sobre como tratar imagens e fazer montagens também estão inclusas na obra. Importante para a carreira de qualquer jornalista, direitos autoriais de imagens também são abordados, dando uma noção ao leitor sobre o que pode e não pode ser feito no universo da fotografia.
Resumindo, o livro é praticamente uma aula de fotojornalismo e deve ser lido por estudantes e profissionais da área. Para quem ainda está na faculdade é praticamente um manual de como se deve atuar como um fotógrafo, além de sanar dúvidas possam ocorrer durante o curso. Para os profissionais é mais uma ótima ferramenta de consulta e apoio.”