Publicado na 2 de agosto de 2011

A seguinte resenha crítica foi postada no Blog da Comunicação em 27 de Julho de 2011.

“Hoje vamos apresentar uma resenha crítica do livro ‘Publicidade e Cia, como parte da nossa parceria com a Editora Cengage Learning. A obra foi organizada por Malena Segura Contrera e Osvaldo Takaoki Hatori, e conta com a colaboração de outros sete autores: Carlos A. de C. Moreno, Celso Figueiredo Neto, Cleide Riva Campelo, Esmeralda Rizzo, Luiz Carlos Assis Iasbeck, Milton Lara e Norval Baitello Júnior. Todos são pesquisadores da área de comunicação (alguns deles publicitários) e cada um colaborou escrevendo um capítulo. O foco do livro é priorizar a área da publicidade.
O primeiro capítulo é escrito por Celso Figueiredo Neto, publicitário. Aqui ele aborda a pergunta clássica do mundo da publicidade: o cliente tem sempre a razão? No segundo capítulo o doutor em Comunicação e Semiótica, Luiz Carlos Assis Iasbeck debate a identidade das campanhas publicitárias, citando a importância de uma boa impressão. Cleide Riva Campelo, pesquisadora de Semiótica, estuda o corpo-mídia no terceiro parágrafo e o professor de Publicidade e Propaganda Milton Lara opina sobre a publicidade nos veículos de comunicação como TV, rádio e cinema.
A segunda parte do livro começa com Esmeralda Rizzo, doutora em Administração, dando uma aula sobre a publicidade contando a história da profissão e os tipos de publicitários. O sexto capítulo o doutor em Ciências da Comunicação, Norval Baitello Júnior faz uma relação entre publicidade e imagem e no capítulo seguinte é a vez de Carlos A. de C. Moreno, doutor em Ciência da Literatura/Semiologia, apresentar a publicidade e o cômico, mostrando como campanhas bem humoradas podem explorar o lado mais engraçado da vida. Por fim, a doutora em Semiótica, Malena Segura Contrera encerra a obra comentando sobre os mitos da publicidade e fazendo uma conclusão de tudo que você pode ter lido.
Este livro é ideal para publicitários e estudantes. Ter um manual com sugestões, dicas e informação é sempre importante e necessário para qualquer profissional. Então, não deixe de ler ‘Publicidade e Cia‘.”
Veja o livro em nosso site.