Publicado na 1 de fevereiro de 2010

Autor: Peter F. Drucker 
Categoria: Administração e Finanças
Copyright: 2011
Número de páginas: 264

Origem: Nacional
Edição: 1






O “papa da administração” – Peter F. Drucker – apresenta um livro de estudo de casos, não apenas instrutivos mas também fascinantes e divertidos. Afinal, tratam de pessoas reais em situações reais. E que galeria de personagens…
Os cinquenta casos deste livro tratam de situações específicas, problemas específicos e decisões específicas – todas elas típicas e relativamente comuns nas empresas e em quaisquer outras organizações. E são situações, problemas e decisões administrativas, isto é, referem-se àquilo que as pessoas têm de enfrentarresolver e decidir. Estes casos são, portanto, típicos das situações, problemas e decisões que todo administrador costuma ter diante de si – e que os estudantes de hoje provavelmente terão diante de si amanhã. Estudantes, professores e administradores devem interpretá-los como casos que conduzem à pergunta: “Como devo enfrentar isso?”.
Os casos estão organizados em oito grupos. Os sete primeiros seguem o esquema: I.Desempenho nas empresas – II.Desempenho nas instituições de serviço – III.Trabalho produtivo e trabalho realizado – IV.Impactos e responsabilidades sociais – V.O cargo e o trabalho do administrador – VI.As habilidades administrativas – VII.A organização da administração. No último grupo, Estratégia e estrutura, os casos referem-se à relação entre tamanho e organização e tamanho e estratégia administrativa. Abordam também os problemas administrativos das empresas multinacionais e do processo de integração econômica.
Cada caso converge para um tema principal. E, como ocorre em toda situação, problema e decisão administrativa, cada um enfoca o negócio como um todo e as pessoas envolvidas. Podem ser lidos, discutidos e aplicados com uma finalidade específica e uma perspectiva básica e podem também ser lidos, discutidos e aplicados para se compreender melhor a complexidade das instituições e do comportamento humano dentro delas.