Publicado na 14 de março de 2014

Na base World Scholar: Latin America & the Caribbean, o público brasileiro encontra documentos históricos do Brasil e de outros países

 

A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), disponibiliza livre acesso em todo o Brasil a documentos sobre a América Latina e Caribe. A coleção está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes e pode ser acessada a partir de qualquer computador conectado à internet.

Com acesso ao acervo, o público brasileiro pode consultar fontes primárias, como revistas acadêmicas, notícias da região, comentários e artigos de referência, além de mapas, estatísticas, áudio e vídeo, entre outros. Os materiais abordam política, economia, religião, cultura, questões internacionais, do meio ambiente, ciência e tecnologia, com abrangência de documentos desde 1492 até 1986.

Um exemplo é a coleção histórica Brazil’s Popular Groups que documenta os movimentos populares políticos e sociais durante o tempo da ditadura militar no Brasil (1964-1984), seguido pela Nova República. Trata-se de uma extensa e valiosa fonte de matérias-primas do período sobre temas de interesse como a reforma agrária, educação, grupos étnicos, ativismo, direitos civis, entre outros. Os materiais são raros e difíceis de obter, contudo, estão à disposição para todos os brasileiros interessados em pesquisas e estudantes de graduação e pós-graduação.

O acesso a esse conteúdo pode ser feito nos mecanismos de busca do Portal Periódicos da Capes, a partir da opção Buscar Base. Basta inserir as primeiras letras do nome da base e o sistema oferece as opções disponíveis para escolha do usuário, ou acesse aqui.